MÚSICA

Guitarrista Toninho Horta é atração no Cidec-Sul dia 27 de março

Show aberto ao público tem como destaque canções do Clube da Esquina

Photograph: Divulgação
Toninho tocou com os nomes mais importantes do jazz mundial

O guitarrista e compositor  mineiro Toninho Horta é atração musical no próximo dia 27, às 20h, no Cidec- Sul (Campus Carreiros da Furg), onde apresentará  suas composições e músicas do movimento Clube da Esquina, contando com a participação especial do músico gaúcho Gelson Oliveira. O show faz parte Projeto Cidec Cultural, desenvolvido pela Pró-reitoria e de Extensão e Cultura da universidade (Proexc) , e integra a programação da Acolhida Cidadã. O espetáculo é aberto ao público e os ingressos poderão ser trocados por um quilo de alimento  em locais a serem divulgados em breve.

Rio Grande será a única cidade do interior gaúcho a receber o show de Toninho Horta, que vem ao estado participar de gravações em Porto Alegre.  Segundo o pró-reitor de Extensão e Cultura, Daniel Porciúncula Prado, o show é uma ação da Proexc  junto  à Acolhida Cidadã da Furg, mas também é um presente para a comunidade rio-grandina, assim com foi a apresentação da  orquestra argentina Oiant, em outubro de 2019, no palco do Cidec-Sul. “A exemplo dos shows de Nei  Lisboa e Hique Gomez, que ocorreram no Cassino neste verão,  Toninho Horta vem a Rio Grande graças a parceria e o apoio do produtor cultural Luís Mauro Vianna”, destaca o pró-reitor.

Nascido em uma família de músicos em Belo Horizonte, Horta começou sua trajetória por volta de 1967, época em que começou a compor e aproximar-se de jovens de músicos, entre eles Milton Nascimento, Wagner Tiso e os irmãos Borges. Em seguida, se transferiu para o Rio de Janeiro, quando passou trabalhar em estúdios e a integrar a banda de Elis Regina. Na mesma época, participou das gravações do álbum Clube da Esquina, de Milton Nascimento.

Com o seu trabalho já reconhecido nacionalmente, passou tocar músicos já consagrados, como Edu Lobo, Gal Costa, Maria Bethânia e Nana Caymmi, instante em que sua música passou a ser percebida por músicos estrangeiros, como Pat Metheny, que sofreu enorme influência de Toninho Horta.

Em 1989, com o lançamento do disco Diamond Land, Horta finalmente toma o mercado norte-americano, mudando-se para Nova Iorque.

Por seu talento extraordinário, Toninho tocou com músicos renomados do jazz mundial, como Sergio Mendes, Gil Evans, Flora Purim, Astrud Gilberto, Naná Vasconcelos, Paquito De Rivera, Airto Moreira, Wayne Shorter, Eliane Elias, Herbie Hancock, Keith Jarrett, George Benson e Pat Metheny, entre muitos outros. Além disso, diversas de suas composições foram gravadas por intérpretes e músicos brasileiros

 No Brasil, além dos já citados, tem trabalhos realizados com Tom Jobim, Jane Duboc, Caetano Veloso, MPB4, Simone, Leny Andrade, João Bosco, Hermeto Pascoal, Beto Guedes, Lô Borges,  Nivaldo Ornelas, Edu Lobo, Boca Livre, Dori Caymmi, Dominguinhos,  Emílio Santiago,  Fafá de Belém, Toquinho e Ney Matogrosso.

A extensa discografia de trabalhos próprios do guitarrista, que conta com mais de 40 LPs e CDs lançados no Brasil e no Exterior, foi ampliada em 2019 com "Belo Horizonte"  (Think! Records – Japão), CD duplo que traz Toninho Horta & Orquestra Fantasma.