O Grupo de Discussão sobre Políticas Afirmativas realizou seu último encontro na quinta-feira,29, no Auditório das Pró-reitorias. O momento foi organizado pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), em parceria com a Pró-reitoria de Graduação (Prograd), Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), Núcleo de Ações Inclusivas (Neai), Programa de Auxílio e Ingresso ao Ensino Superior e Técnico (Paiets) . O encontro contou com a presença dos Coletivos de Estudantes Quilombolas, Coletivos de Estudantes Indígenas, Coletivo Angela Davis, Coletivo Camaleão e Coletivo Macanudos.
Os integrantes do Grupo de Discussão sobre políticas afirmativas reuniam-se semanalmente, desde setembro, para dialogar acerca de temas como políticas públicas e pessoas com deficiência, ações afirmativas e especificidades das comunidades tradicionais indígenas e quilombolas, a questão LGBT no que tange tanto às políticas públicas, quanto ao acesso e permanência nas instituições escolares e universitárias e as lutas e desafios das mulheres nesse campo.
Assim, com quase três meses de experiências e vivências compartilhadas pelos participantes, eles puderam conhecer o trabalho desenvolvido pela FURG, representada por espaços como a Prae e o Neai. Os Coletivos também colaboraram nesse processo.
A previsão do Grupo é que em 2019 exista uma nova edição do projeto e que assim o trabalho prossiga com discussões e novos parceiros a fim de qualificar o debate no que diz respeito às ações afirmativas, seja no que tange ao acesso, quanto à permanência no Ensino Superior.