DESENVOLVIMENTO

FURG promove ação do Projeto Rio Grande Cidade Inovadora nesta quarta-feira, 27

Ato acontece no Cidec-sul, a partir das 14h; evento é fruto de parceria com prefeitura municipal e Sebrae

Na tarde desta quarta-feira, no Cidec-Sul, a universidade, em conjunto com a Prefeitura Municipal e o Sebrae, promovem um evento de sensibilização para o projeto “Rio Grande – Cidade Inovadora”. Ação reunirá os atores da quádrupla hélice da cidade (universidade, empresas, governo e sociedade civil organizada), atores principais no desenvolvimento econômico centrado na inovação. O evento conta ainda com a participação do espanhol Josep Piqué, responsável por projetos semelhantes ao redor do mundo, a exemplo de Barcelona, na Espanha, e Medelín, na Colômbia.

Segundo o diretor do Parque Científico e Tecnológico da FURG (Oceantec), Artur Gibbon, existe um movimento global de centralizar estratégias de desenvolvimento econômico por meio da inovação, mas em especial no Rio Grande do Sul, as cidades vêm cada vez mais procurando a inovação como recurso prioritário. “A inovação pressupõe uma interação entre os atores da quádrupla hélice, e os municípios entendem que esses atores são importantes para desenvolver inovação. Esse evento, por sua vez, é uma oportunidade para que essas pessoas se conheçam e reconheçam no papel de importância que ocupam nesse processo”, explicou o professor.

Ainda segundo Gibbon, Rio Grande está entrando nessa nova visão, entendo a inovação como passo importante para o desenvolvimento econômico. A realização do evento é, por si só, uma etapa neste processo, facilitando a comunicação entre os atores que cumprem papel essencial em fazer esse novo sistema funcionar corretamente. “Em parceria com a prefeitura, desde 2021, estabelecemos uma agenda para entender melhor como esse processo estava sendo realizado, em especial em Porto Alegre, para subsidiar a prefeitura, que, de forma diligente e contando com o apoio do Sebrae e algumas empresas, foi atrás dos recursos para viabilizar essa movimentação, culminando no evento desta quarta-feira”, apontou Gibbon.

Sobre o palestrante

Josep Piqué é consultor em uma série de projetos de inovação pelo mundo, sendo reconhecido pelo notável trabalho na formulação do projeto no distrito @22, em Barcelona, revitalizando uma área de 200 hectares. “Para nós gaúchos, em especial, destaca-se sua contribuição no programa Pacto Alegre, que tem o intuito de colocar Porto Alegre como uma das capitais globais de inovação, processo esse que está em desenvolvimento desde 2018”, acrescentou Gibbon.

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.