COMUNICAÇÃO

FURG participa da criação de rede para combater desinformação em saúde

Assinatura do termo de cooperação e debate com pesquisadores acontece nesta sexta, 8

Nesta sexta-feira, 8, em live organizada pelo Ministério Público Federal (MPF), nove instituições públicas sediadas no Rio Grande do Sul se juntam, virtualmente, para a assinatura de um termo de cooperação para a criação de uma rede para o combate à desinformação em saúde. Entre as signatárias estão quatro universidades federais – entre elas a FURG -, dois institutos federais de educação e três unidades do MPF. Na ocasião, além da assinatura, também será proposto um debate acerca do tema com duas pesquisadoras em comunicação. O evento será transmitido, ao vivo, pelo canal do Ministério no Youtube, a partir das 13h30.

Com o nome “Como enfrentar a desinformação em Saúde? Construindo soluções em rede”, o webinar traz a presença das professoras Raquel Recuero – da Universidade Federal de Pelotas -, e Thaiane Moreira de Oliveira – da Universidade Federal Fluminense -, para uma análise do quadro atual e das perspectivas de ação por parte das instituições, profissionais da ciência e comunicação e dos cidadãos.

De acordo com o site do MPF, o evento é resultado de oito meses de um trabalho iniciado em 2021, com o acompanhamento do fenômeno da desinformação relacionada à pandemia de covid-19.

Quais são as instituições signatárias?

- Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFAR);

- Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS);

- Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP/RS);

- Procuradoria da República no Rio Grande do Sul (MPF - PR/RS);

- Procuradoria Regional da República na 4ª Região (MPF - PRR4);

- Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA);

- Universidade Federal de Santa Maria (UFSM);

- Universidade Federal de Pelotas (UFPEL);

- Universidade Federal do Rio Grande (FURG).