COPENE

FURG apoiou o 4º Congresso de Pesquisadores Negros e Negras da Região Sul

Servidores, professores e alunos participaram de sessões temáticas e apresentação de trabalhos

Entre os dias 15 e 19 de julho aconteceu na Universidade do Pampa (Unipampa), no Campus de Jaguarão, o 4º Congresso de Pesquisadores Negros e Negras da Região Sul (Copene). A FURG foi uma das apoiadoras do evento, que contou com uma longa programação. As atividades aconteceram na Unipampa, Clube Social 24 de Agosto e Teatro Esperança.

Dentre as 18 sessões temáticas, a intitulada “Práticas e Experiências para uma construção de uma educação antirracista” foi coordenada por Soldad Gaivizzo, assistente social da FURG. Cassiane Paixão, professora de sociologia da FURG e Gisele Maria Machado, do Conselho da Comunidade Negra de Rio Grande e representante da 18ª Coordenadoria Regional de Educação.

Na referida sessão, cerca de 32 trabalhos trouxeram pesquisas e experiências pedagógicas para pensar uma educação antirracista. Inclusive o trabalho de pesquisa do estudante de pós - graduação em Educação da FURG e também representante do Conselho da Comunidade Negra do Rio Grande, Marcel Amaral, que trouxe uma reflexão sobre as ações afirmativas no Brasil.

O Evento

O 4º Copene teve objetivo promover a divulgação da produção científica, tecnológica e cultural promovendo a reflexão sobre ancestralidades, conquistas e resistências num contexto em que cada vez mais recrudescem o racismo e intolerâncias de todas as ordens. Impulsionando a luta antirracista e a produção de conhecimentos, a inovação científica e social, a crítica epistemológica ao pensamento único e a troca entre pesquisadores e estudantes de graduação, pós-graduação, professores e pesquisadores das mais diversas instituições acadêmicas, movimentos sociais do Brasil e convidados estrangeiros.

 

 

 

Gallery

4º Congresso de Pesquisadores Negros e Negras da Região Sul

Divulgação