46ª Feira do Livro

Feira do Livro recebe 3ª edição do Espraiar do Cartum Gaúcho e a escritora Natalia Borges Polesso nesta segunda, 28

Encontro de cartunistas de diversas cidades do Estado e do Uruguai será nos dias 28, 29 e 30, na 46ª Feira do Livro da FURG

Photograph: Acervo/Usina das Artes
Cartunistas reunidos em frente a uma banca da feira

A 46ª Feira do Livro da FURG recebe nesta segunda-feira, 28, um time de artistas gráficos de respeito. É o 3º Espraiar do Cartum Gaúcho, evento realizado pela FURG em parceria com o coletivo de publicações independentes Usina das Artes e a Grafistas Associados do Rio Grande do Sul (Grafar), e que reunirá no balneário Cassino cartunistas de diversas cidades do Estado e do Uruguai até a próxima quarta-feira, 30.  

No Espaço Literário, o destaque da noite é o Encontro com a escritora Natália Borges Polesso, às 20h. Autora de Recortes para álbum de fotografia sem gente (2013), vencedor do Prêmio Açorianos na categoria contos, Coração à corda (2015), e Amora (2016), vencedor do Prêmio Jabuti de contos, a escritora é aguardada para uma conversa sobre literatura com os visitantes da feira.

As sessões de autógrafos e conversa com o autor serão às 22h, no Espaço Literário. Com atividades de hora em hora, a partir das 19h, a Rua das Crianças apresenta, às 20h, Pequenos Grandes Contadores de Histórias em: Histórias de Bebê, da Emei Débora Sayão. Na Arena Cultural, haverá apresentações de dança a partir das 18h, com estudantes da Emei Ney Amado Costa e Grupo Kiriann Teatro de Dança. 

Charges e tirinhas

Quem viveu a época do jornal O Pasquim vivenciou um dos períodos mais criativos e de maior potência do humor gráfico brasileiro. Diversos cartunistas se revezavam entre as principais charges e cartuns do país, entre eles os gaúchos Santiago e Edgar Vasques, que estarão na feira nesta segunda e terça-feira, durante a terceira edição do Espraiar. 

O primeiro evento voltado aos cartuns aconteceu no verão de 2005 e a segunda edição no ano seguinte, à época em parceria com o ArtEstação. Treze anos depois, o encontro volta a acontecer trazendo para esta edição da feira a exposição Cartunistas pela Liberdade, com cartuns, charges e tirinhas sobre liberdade, direitos humanos e democracia. Também acontecem sessões de autógrafos com os cartunistas na banca da Usina das Artes, sessão de desenhos e caricaturas ao vivo e, na terça-feira, 29, às 18h30, é a vez do bate-papo "Humor e Liberdade" na Arena Cultural.

Participam do 3º Espraiar do Cartum Gaúcho os seguintes cartunistas: de Porto Alegre, Eugênio Neves, Hals, Bier, Schröder, Rafael Corrêa, Santiago e Edgar Vasques; de Santa Maria, Máucio e Byrata; de Santa Cruz, Gil Kipper; de Pelotas, André Macedo, Vicente, Jonas Fernando, Alessandro Flores e Zé Darci; de Rio Grande, Alisson Affonso, Everton Cosme, Maíra Colares, Marcelo Calheiros, Rodrigo Romeu e Wagner Passos; do Uruguay, Gustavo Quenari; e vindo de Florianópolis, para participação especial, o cartunista Alexandre Beck, criador do personagem Armandinho.

Os visitantes poderão adquirir os livros e pegar seu autógrafo dos cartunistas participantes na banca da Usina das Artes. O 3º Espraiar do Cartum Gaúcho acontece nos dias 28 e 29.

 

Gallery

Cartunistas reunidos em frente a uma banca na feira

Cartunistas reunidos em frente a uma banca na feira

Acervo/Usina das Artes