Saúde Pública

Evento da Famed vai abordar doenças negligenciadas

A programação terá cinco dias e as inscrições vão até sexta-feira, 11

Entre os dias 21 e 25 de outubro, a partir das 18h, acontecerá na Faculdade de Medicina (Famed) o desenvolvimento de um projeto, que consiste em uma semana de mesas-redondas sobre diferentes doenças em ascensão no Brasil e negligenciadas do ponto de vista da Saúde Pública. Tais mesas consistirão em diferentes aspectos das respectivas doenças, sob o ponto de vista do profissional da saúde que trabalha diariamente com ela.

As inscrições estão abertas pelo sistema até a sexta-feira, 11. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas por módulos (blocos temáticos).

Esta proposta visa o desenvolvimento de atividades integrativas a fim de proporcionar grupos de discussão multidisciplinares e permitir a reflexão complexa de assuntos de relevância cotidiana através de diversos olhares e saberes. Para tanto, foi proposta esta atividade, a qual contará com a participação de alunos, profissionais e professores de diferentes áreas do saber, a fim de aproximar os diferentes contextos da saúde e promover troca de experiências, demonstrando o caráter multi e interdisciplinar de cada assunto a ser discutido, durante o ciclo de mesas-redondas proposto.

Ao final, é esperado mobilizar os mais diferentes profissionais, fazendo com que cada participante, através da troca de ideias e de experiências, possa contribuir para a consolidação e construção de profissionais mais conscientes na área da saúde, através desta ferramenta multidisciplinar e integradora que favorecerá a reflexão e autonomia dos diferentes atores envolvidos na proposta. Durante este período, serão abordadas as áreas da microbiologia, virologia, parasitologia, enfermagem, clínica médica, farmacologia bioética, educação e gestão em saúde, grandes doenças da atualidade: dengue, toxoplasmose, doença de chagas, toxocaríase, tricomoníase, tuberculose e HIV/AIDS.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail nucleosalgafamed@furg.br

Confira a programação completa no anexo.

Programação