Neste sábado, 5, a Escola de Engenharia promoverá um projeto-piloto inédito, voltado para a avaliação de competências individuais. A ação é baseada em um modelo desenvolvido durante o doutoramento da professora Mariane Cásseres de Souza, em Portugal. A atividade acontece a partir das 9h, no pavilhão 2 do campus Carreiros, e contará com a participação de estudantes da unidade, docentes e profissionais da indústria, na intenção de testar aspectos como liderança, comunicação pessoal, trabalho em equipe, negociação e gestão de conflitos e crises.
De acordo com Mariane, o modelo propõe uma abordagem inovadora e estruturada, e, com este projeto-piloto, terá sua primeira aplicação prática no Brasil. “A ação representa um importante passo para sua validação e futura disseminação em instituições educacionais e empresas”, completa a professora.
O evento reforça o compromisso da FURG com a inovação, a internacionalização e o avanço do conhecimento científico com impacto direto na formação de pessoas e na preparação para o mercado de trabalho. Ainda segundo Mariane, "a proposta é promover uma nova forma de avaliação de competências baseada em cenários e trabalhar com as competências individuais tão essenciais para o desempenho acadêmico e profissional".