SOCIOLOGIA

Educação e democracia sob ameaça: webinário propõe discussão sobre capitalismo de vigilância

Convidado é professor Sergio Amadeu da Silveira. Atividade acontece na quarta, 21 às 19h

Na próxima quarta-feira, 21, a Área de Sociologia da FURG promove o webinário “Educação e democracia: um debate sobre o capitalismo de vigilância”. Com o objetivo de dialogar sobre a presença das mídias digitais em nosso cotidiano, o convidado é o professor Sergio Amadeu da Silveira (UFABC), autor dos livros Tudo sobre tod@s: redes digitais, privacidade e venda de dados pessoais; Exclusão Digital: a miséria na era da informação; Software Livre: a luta pela Liberdade do conhecimento; entre outros. Silveira também produz o podcast Tecnopolítica, em que debate temas relacionados às implicações do uso das tecnologias. A atividade é aberta à comunidade, e será transmitida no canal da Área de Sociologia da FURG no Youtube.

Conforme explica a professora Lara Facioli, vice-coordenadora da Área de Sociologia, o foco do debate será sobre as plataformas educacionais, seus sistemas de recolhimentos de dados e a opacidade dos protocolos de segurança e privacidade. Esse debate torna-se ainda mais presente na educação quando muitas instituições de ensino passam a fazer uso de plataformas educacionais para aulas remotas. “A discussão que o Sergio faz pode ser interessante não só para acadêmicos, ou para as pessoas que têm algum interesse nessa discussão sobre mídias digitais, mas para os gestores de espaços educacionais, professores, para a comunidade escolar, para os próprios estudantes e também para os pais, para todas essas pessoas que de alguma maneira se relacionam com essas plataformas educacionais direta ou indiretamente”.  

O webinário também contemplará a discussão sobre capitalismo de vigilância, com a discussão de temas como a venda de dados e modulação que as tecnologias fazem dos usos das pessoas das redes sociais. Outra questão que deve estar presente é o colonialismo digital: “como estamos, em todo o mundo, de certa forma reféns, dessas poucas corporações que têm o domínio do nosso tráfego na rede e também das nossas informações”, explica Facioli.

A atividade é o segundo webinário promovido pela Área de Sociologia na FURG, que planeja ainda outras atividades sobre temas contemporâneos.

Sobre o palestrante

Sérgio Amadeu da Silveira é graduado em Ciências Sociais (1989), mestre (2000) e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2005). É professor associado da Universidade Federal do ABC (UFABC) e membro do Comitê Científico Deliberativo da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber).

O pesquisador já integrou o Comitê Gestor da Internet no Brasil (2003-2005 e 2017-2020) e presidiu o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (2003-2005). Silveira pesquisa as implicações tecnopolíticas dos sistemas algoritmos; Inteligência Artificial e ativismo; as relações entre comunicação e tecnologia; sociedades de controle e privacidade; práticas colaborativas na Internet.

 

Gallery

Webinário acontece na próxima quarta-feira, 21

Divulgação