Debate

Diex promove roda de conversa sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

Reunião possibilitou espaço de reflexão entre os participantes

A Diretoria de Extensão (Diex) da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da FURG promoveu a 1ª roda de conversa sobre as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs). O evento contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde.

O objetivo da atividade foi reunir profissionais de diversas áreas que tivessem interesse no desenvolvimento e fortalecimento dessas práticas, tanto na comunidade universitária como no município de Rio Grande.

A roda de conversa promovida pela Proexc disponibilizou um espaço de reflexões sobre as PICs, entre profissionais e academia, despertando o aprofundamento destas práticas nas áreas de ensino, extensão e pesquisa em saúde, por meio de serviços e vivências. Como resultado, a ação motivou a criação de um grupo de discussão sobre o tema, que já tem como metas estabelecidas o fortalecimento da divulgação dos benefícios destas práticas para comunidade riograndina.

Participaram da ação, profissionais e estudantes de áreas como enfermagem, nutrição, naturologia, psicologia, pedagogia, biologia, química, educação física entre outras. Estiveram presentes também profissionais da Estratégia Saúde da Família, do Núcleo Ampliado de Saúde da Família, da Secretaria Municipal da Cidadania e Assistência Social, do Conselho Municipal de Saúde, representantes do gabinete do vereador André Lemes e demais interessados no tema, além de técnicos e docentes de diversas unidades acadêmicas e administrativas da FURG.

De acordo com o Ministério da Saúde, estas práticas utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, e atualmente o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares (PICs) à população.

A coordenadora das PICs e do Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva, Dra. Carliuza Luna, citou a política nacional de PICs destacando que estas são ações de cuidado transversal, que podem ser realizadas em diferentes níveis de atenção do SUS desde 2006. De acordo com Carliuza, Rio Grande possui a Lei nº 7.437 desde 2013, que institui a Política Municipal de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PMPICS) no sentido de estimular e fortalecer a oferta destes serviços à comunidade.

Durante a reunião, os presentes foram informados que o vereador André Lemes protocolou um requerimento para que a Prefeitura Municipal de Rio Grande publique o Decreto de Regulamentação da Lei Municipal das PICs (Lei nº 7437, de 19 de agosto de 2013). 

 

Gallery

A foto mostra pessoas sentadas em cadeiras olhando para a frente

Reunião promovida pela Diex aborda PICs

Foto: Divulgação