Acolhida Cidadã

Dia da Berga no Campus Carreiros

Ação realizada pela Prae busca a integração da comunidade acadêmica com bergamotas, água quente e erva-mate

Acontece amanhã, 7, a partir das 10h30, a 5ª edição do Dia da Berga, evento realizado pela Coordenação do Bem-Viver Universitário (CBVU) da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) da FURG. O evento tem como objetivo reunir a comunidade acadêmica em um momento de confraternização, oportunidade essa que, originalmente, serviria para mostrar aos estudantes de fora do Estado a cultura de “lagartear” ao sol, degustando uma “berga” na companhia de um chimarrão.

De acordo com a coordenadora da CBVU, Ingrid Donald, a organização do evento espera receber, em média, mil alunos, ao passo que conta com um estoque de mais de mil bergamotas que serão distribuídas entre os participantes juntamente com a disponibilização de água quente e erva-mate. Ainda segundo Ingrid, a iniciativa surgiu com o objetivo de apresentar a cultura de “lagartear” aos estudantes vindos de outras regiões do país - mas atualmente, o evento ganhou outro caráter, passando a ser, inclusive, uma oportunidade de realizar ações voltadas para a saúde mental.

Iniciado em 2015, a iniciativa é muito mais do que um evento para promover a integração da comunidade acadêmica, é um ponto de encontro para divulgar atividades dos cursos de graduação, para formar parcerias, estreitar laços, divulgar cultura e, ainda, proporcionar aos estudantes a sensação de pertencimento para com a universidade. Nas palavras de Ingrid, “o Dia da Berga iniciou no Campus Carreiros, mas hoje já integra o calendário dos outros campi da universidade”, explica a coordenadora. 

Nesta quinta-feira, 8, o evento continua sua edição noturna, a “Night Berga”,  voltada para a comunidade acadêmica dos cursos noturnos da FURG, que ocorrerá no Centro de Convivência a partir das 18h30. E, na sexta, 9, a partir das 13h30 acontece o Dia da Berga no Campus Saúde.