Diálogos Iniciais

Curso de formação sobre pedagogia universitária acontece nesta quarta e quinta-feira

Ação é desenvolvida entre Prograd e Progep e é destinada aos novos docentes da FURG

Novos docentes se reúnem nesta quarta e quinta-feira, 7 e 8 de agosto, para debater a docência na FURG no segundo módulo do curso “Pedagogia Universitária: diálogos iniciais”.

A abertura do evento, realizada na manhã de quarta-feira no auditório da Secretaria de Educação a Distância (Sead), contou com a participação de novos servidores empossados a partir de abril, assim como os docentes dos campi de Santa Vitória do Palmar, Santo Antônio da Patrulha e São Lourenço do Sul, através de videoconferência.

A reitora da FURG, Cleuza Maria Sobral Dias, deu boas vindas aos novos servidores e ressaltou o espaço plural da universidade. “Eu tenho dito sempre que a universidade é esse espaço plural de ideias e ela só existe porque temos alunos, então esse espaço de formação é fundamental porque nos leva a reflexão do nosso fazer pedagógico e a defesa deste lugar que escolhemos”, disse.

A pró-reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Lucia Anello, fortaleceu o debate sobre o pensar a carreira emissão docente. “Este espaço é para isso, para entender do ponto de vista pedagógico o nosso papel no processo de formação dos nossos estudantes”, falou.

Renato Duro, pró-reitor de Graduação, comentou sobre o potencial da graduação na universidade, considerando o olhar próprio da FURG para a pedagogia universitária. “A ideia do encontro é orientar os novos docentes na nossa realidade dentro da FURG”.

A pró-reitora de Assuntos Estudantis, Daiane Gautério, abordou as ações da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e destacou a importância da participação dos novos servidores nas lutas da universidade.

Segundo a pedagoga Denise Alves, da Pró-reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progep), o objetivo da formação é a reflexão sobre a prática pedagógica “e os espaços de ensino-aprendizagem, com novas temáticas e novas abordagens”.

Ainda pela manhã, os servidores debateram os desafios para o ensino superior público no Brasil, com a presença dos pró-reitores Renato e Lucia, o plano de carreira docente. Na parte da tarde, a professora Cassiane Paixão, do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI), apresentou o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), e os servidores puderam falar sobre a Política Estudantil e suas dimensões com integrantes da Prae e um estudante.

A programação desta quinta-feira, 8, abordará a relação das práticas extensionistas e investigativas, a docências para além da sala de aula e a docência e sua profissionalidade: desafios no cotidiano universitário. 

 

Gallery

Formação debate a Pedagogia Universitária

Foto: Fernando Halal/Secom