MOVIMENTO TRADICIONAL GAÚCHO

CTG Farroupilha destaca ações culturais do mês de novembro

Atividades destacam a importância do tradicionalismo e da cultural

Criado no dia 20 de setembro de 1983, o Centro de Tradições Gaúchas Farroupilhas, abrigado no campus Carreiros da FURG, vem desde a década de 1980 desenvolvendo um conjunto de ações formativas e culturais que colaboram com o desenvolvimento da cultura na universidade, envolvendo dança, música, declamação, ações e jogos campeiros. Em 2023, o grupo destaca as trajetórias culturais do mês de novembro; confira as atividades a seguir.

Neste sábado, 11, o declamador Miguel M. Cardoso participará do 10º Celeiro da Poesia, em edição especial, 6ª Colheita de versos - Festival de Poemas inéditos. Neste importante evento, o declamador irá defender o poeta renomado Carlos Omar Vilela Gomes - advogado, poeta, compositor, uruguaianense, residente em Jaguari-RS. Integrante efetivo do movimento nativista gaúcho, tem cerca de 500 composições e poesias com registro fonográfico, sendo premiado em diversos eventos.

Miguel tem 8 anos e está no Movimento Tradicionalista desde os 2; entrou por intermédio do irmão, Pedro Medina Cardoso, que também é dançarino e declamador. Como dançarino, Miguel já foi destaque de Entrada e Saída do DTG Estância de São Pedro no grupo Juvenil, participando inclusive do JUVENART - o principal concurso tradicionalista juvenil do estado; atualmente é 1º Pia Farroupilha e dançarino do grupo Mirim do CTG Farroupilha.

No dia 18 de novembro, às 20h, acontece o jantar de pré-estreia para o ENART 2023. Com o tema Das Ganhadeiras a Invernada. De acordo com a organização do CTG, o tema nasce das histórias de pescadores sobre a força das Ganhadeiras, gente que aguarda o sustento que vem do mar e agradece todos que ficam em terra firme para que estes possam desbravar o mar cultural e de memórias de identidades que marca e constituem. Confira as trajetórias da invernada clicando aqui. Interessados em participar das festividades de pré-estreia devem entrar em contato com o Patrono Nelson Moraes, pelo fone: (53) 98105-9915.

De 24 a 26 de novembro, o CTG Farroupilha marcará presença em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, participando da 36ª edição do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), no Parque da Oktoberfest, com a participação da Invernada Adulta Os pescadores, da declaração feminina Jéssica Cruz, do Solista vocal masculino: Henrique Vargas e do Causo: Sandro Roberto Antunes.

Um pouco da história do CTG

O Centro de Tradições Gaúchas Farroupilha foi criado, na FURG, no dia 20 de setembro de 1983, através do ato Executivo de numero 29. Para dar andamento na organização do Centro foi criada uma comissão que tinha como presidente o professor da Faculdade de Direito Péricles Gonçalves. A criação do centro também contou com o incentivo do também professor da Faculdade de Direito, Anísio Machado, coordenador da 6ª Região Tradicionalista.

Após a estruturação da documentação, o centro teve seu estatuto aprovado em reunião, passando a pleitear sua filiação ao Movimento Tradicionalista Gaúcho. O pedido foi aprovado em janeiro de 1985, no Congresso do MTG, e, desde então, o coletivo cultural vem desenvolvendo um conjunto de ações formativas e culturais, contribuindo para a arte, cultura e extensão na FURG.