No próximo dia 22 de agosto, o Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos (Cenpre) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) realizará um evento alusivo aos seus 35 anos de existência. A “Jornada Comemorativa dos 35 anos do Cenpre” será realizada no Anfiteatro Professor Vicente Mariano Pias, na Área Acadêmica Professor Newton Azevedo, das 8h às 12h e das 13h30min às 18h, com inscrições online e no local.
O Cenpre está localizado no Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), com entrada pelo Acesso 7, Rua Osório, s/n. O Centro é um programa permanente de extensão universitária que atua na prevenção e no atendimento ambulatorial às pessoas com problemas relacionados ao uso de drogas, trabalhando com ações de ensino, pesquisa e extensão. Também disponibiliza ambiente acolhedor de apoio aos familiares de dependentes químicos. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Programação e inscrições
O evento tem como público-alvo gestores, profissionais da saúde, pesquisadores, extensionistas, acadêmicos de graduação e pós-graduação e pessoas interessadas no tema. As inscrições podem ser feitas pelo formulário online ou no horário de credenciamento, das 8h às 13h30. O valor da inscrição para estudantes é de R$ 35,00 e para o público geral é R$ 45,00.
Confira a programação:
8h30 às 9h: Solenidade de abertura.
9h15 às 10h30: Palestra “Política sobre drogas e tratamentos”, com Andrea Donatti Gallassi, coordenadora-geral do Centro de Referência sobre Drogas e Vulnerabilidades Associadas da Universidade de Brasília; e apresentação de Fernando Amarante Silva (professor/Furg).
10h45 às 12h: Mesa-redonda “Panorama e contextualização regional sobre drogas”, com Denise Dias Freire (juíza de direito), Flavio José Machado Resmini (médico psiquiatra), Gabriel Figueiredo Cavalheiro Leite (delegado de Polícia Federal), Diogo Magalhães (psicólogo) e a moderadora: Cristiane Barros Marcos (docente/psicóloga da Furg).
13h30 às 15h: Palestra “Como abordar as pessoas sobre o consumo de drogas e fazer a intervenção preventiva”, com Alessandra Calixto, consultora do Hospital de Clínicas de Porto Alegre; e apresentação de Eli Sinnott Silva (professora/Furg).
15h30 às 17h: Mesa-redonda “Atendimento interdisciplinar para o tratamento de pessoas com problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas”, com Cristiane Guimarães (psicóloga), Luan Pietro (médico de família e comunidade), Gustavo Correa Emerik (residente em psiquiatria), Nicolli Gauterio (psicóloga) e a moderadora: Catherine Lapolli (psiquiatra da UFPel). Durante todo o evento, haverá exposição dos trabalhos confeccionados na Oficina Arte & Expressão, conduzida pela enfermeira e artesã Simone Zanotta.
18h: Cerimônia de encerramento e apresentação do Movimento Coral da Furg.
Uma jornada de comprometimento e dedicação
Desde a sua criação em 1989, o Cenpre busca atender as necessidades da comunidade, oferecendo programas educativos e preventivos, além de serviço de tratamento ambulatorial e internação para dependentes químicos. Com uma equipe multidisciplinar, o Centro é pioneiro na região, oferecendo atendimento exclusivo pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Os 35 anos do Cenpre são marcados por desafios superados, parcerias construídas e um compromisso contínuo com a comunidade. Mesmo durante a pandemia de covid-19, o Centro adaptou suas práticas de atendimento para respeitar as normas de distanciamento social, implementando atendimentos virtuais para garantir a continuidade do cuidado aos pacientes e familiares. Em 2020, foram realizados 1,9 mil atendimentos.
O Cenpre tornou-se referência regional na prevenção e tratamento de dependência química, mantendo sua missão de acolher pessoas, prevenir e tratar transtornos relacionados ao uso de substâncias químicas. Para mais informações sobre o evento comemorativo ou sobre o trabalho do Cenpre, entre em contato pelo e-mail cenpre@furg.br ou pelo telefone (53) 3233-0200 ou pelo site do Cenpre.