TECNOLOGIA

C3 organiza maior evento da América Latina em Inteligência Artificial e Computacional

Inscrições vão até 23 de outubro com descontos progressivos para estudantes, professores e profissionais

Creditado como maior evento da América Latina em Inteligência Artificial (IA) e Inteligência Computacional (IC), o Brazilian Conference on Intelligent Systems (Bracis) é promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), e, nesta edição, contará com a organização do Centro de Ciências Computacionais da FURG (C3), além do patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e da empresa Loggi. Excepcionalmente, devido ao coronavírus, o evento ocorrerá em caráter online, no formato de uma conferência virtual, respeitando questões sanitárias relacionadas ao distanciamento social. As inscrições vão até o dia 23 de outubro, no entanto, interessados cadastrados até o dia 20 de agosto aproveitam máximo desconto conforme tabela disponível aqui.

Sobre o evento

De 20 a 23 de outubro acontece a 9ª edição do Bracis, oportunidade na qual serão promovidos quatro eventos coalocados: XVI Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional (ENIAC), XII Concurso de Teses e Dissertações em Inteligência Artificial e Computacional (CTDIAC), VIII Symposium on Knowledge Discovery, Mining and Learning (KDMiLe) e IV Brazilian Competition on Knowledge Discovery in Databases (KDD-BR). A programação visa ampliar o alcance e potencializar resultados, enriquecendo a troca de ideias entre pesquisadores - desde os mais experientes educadores, profissionais de empresas, até estudantes.

De acordo com o professor Eduardo Borges (C3) - um dos organizadores do evento -, pela primeira vez a FURG está inserida em um cenário nacional - e potencialmente internacional - na devida temática. “Possivelmente nossas empresas do parque tecnológico serão muito orientadas para essa direção”, aponta e conclui: “Atualmente, as empresas estão trabalhando para criar novas rotas de entrega, automatizando seus processos, promovendo campanhas de marketing baseadas em algoritmos de inteligência artificial”.

Sendo assim, diversas empresas estão utilizando inteligência computacional para resolver suas demandas, o que torna o desenvolvimento de soluções neste escopo, um mercado em franca expansão. “Para a FURG, isso é muito importante. A participação dos nossos estudantes nesse tipo de evento promove a eles uma alta capacidade de interação com grandes players dessa área. Esse é o principal ganho para nossa comunidade acadêmica”, explica o professor.

E também, em relação a esses grandes players, a FURG tem a terceira maior produção científica em Robótica Inteligente, e também, abriga uma unidade Embrapii, sendo referência nessa área. Ao organizar esse tipo de evento, a universidade pode ser vista e reconhecida como um grande player em Inteligência Artificial e Computacional.

Ainda de acordo com Eduardo, outra área que se beneficia bastante desse seguimento são as indústrias. Hoje, inúmeras indústrias têm suas linhas de produção integrada com a parte de gestão, desde a automação dos processos de produção - em que é possível rastrear insumos e produtos - até o acompanhamento de peças individuais para prevenir eventuais defeitos, encaminhando a devida solução de uma maneira muito mais rápida. É por meio da Inteligência Artificial e Computacional, por meio da automação, que é possível visualizar essas situações na tela de um smartphone, por exemplo, tornando a tomada de decisões muito mais eficaz.

Pandemia e distanciamento social

A ser sediado na cidade do Rio Grande - RS, nas dependências da FURG e sob organização do Centro de Ciências Computacionais (C3), frente às medidas de segurança e saúde provocadas pela pandemia de covid-19, decidiu-se pela realização do evento de forma não presencial. De acordo com a organização “a opção online visa uma forma mais segura e viável, mantendo a programação de diversas atividades como palestras, minicursos, painel industrial e sessões técnicas para apresentação de artigos científicos e de ferramentas ou aplicações”.

Além disso, por tratar-se de um evento online, o valor das inscrições foi reduzido em até 88%, quando comparado à edição anterior, partindo de apenas R$ 20,00 para estudantes de graduação.