HIP HOP

Rap Contra o Frio inicia sua 8ª edição

Ação cultural terá oficinas, batalha de beatmakers e bailes em Rio Grande e Pelotas

Photograph: Stephany Borges

A 8ª edição da ação cultural Rap Contra o Frio (RCOF) teve início nesta segunda-feira, 3. A primeira atividade foi a abertura da Semana contra o Frio, onde alunos e alunas do Instituto de Educação Juvenal Miller participaram de uma oficina de hip hop, com o patrocínio do Senac Rio Grande. 

Neste ano, a programação traz ainda workshop, batalhas, bailes e apresentações. A abertura oficial acontece na próxima quinta-feira, 6, às 19h, no Cidec-Sul da FURG. Nesta noite, acontecem um workshop sobre empreendedorismo cultural com o idealizador do projeto, André Dizéro, batalha de beatmakers e o pocket show Fórmula Sonora.

Na sexta-feira, 7, é a vez do Baile contra o Frio no Espaço Lambe, no balneário Cassino, com a participação dos artistas 808 Luke, Ametista, Baby T, Dola, L300 e Gisele (Malako). O evento se desloca até Pelotas no dia seguinte, quando acontece o Baile contra o Frio, no Galpão Stolep. Haverá performances de 808 Luke, Colibrisa, Dola, Micha, Perazo e Vânia & Vanessa.

A Semana contra o Frio segue até quarta-feira, com oficinas na Escola Bibiano de Almeida, Centro de Educação Santa Medianeira (Cesam) e Colégio Estadual Lemos Júnior. Será realizada uma bateria de ações pedagógicas, relacionando o hip-hop aos cursos oferecidos pelo Senac como Técnico em Enfermagem, Beleza e Inglês. "É uma oportunidade para conhecer um pouco da estrutura ofertada pelo Senac, e também uma nova perspectiva para os jovens que buscam transformar suas vidas através da educação e do conhecimento", afirma Dizéro.

A comissão organizadora reforça para os participantes separarem agasalhos e alimentos, pois eles valem um ingresso. A programação completa pode ser acessada no perfil do Instagram.

Ao longo de sua história, o RCOF arrecadou quase 10 mil peças de agasalhos, contribuindo para a campanha do município e servindo de ferramenta social. Foram 5 toneladas de alimentos, atuando também durante a pandemia no combate à fome e ao enfrentamento da Covid-19.

 

Programação