RITMO E POESIA

Rap Atrás do Rap reforça programação cultural da FURG TV

Capturando a força ao vivo do hip hop da região, programa exibirá performances de Assim Soul, Banca TDM, Dirth South e outros artistas da cena

Photograph: Arquivo Pessoal

O efervescente movimento hip hop de Rio Grande e região mostra sua força na programação da FURG TV a partir de julho. O programa Rap Atrás do Rap passa a integrar a grade cultural da emissora no próximo dia 3, com 17 episódios a serem exibidos semanalmente. A nova atração poderá ser conferida na íntegra também no YouTube, com um novo episódio a cada sexta-feira.

O programa reunirá diversas performances de danças e rimas, entrecortadas por depoimentos dos artistas participantes - entre eles, estão Dirth South, Banca TDM, Assim Soul e Rap Dub Style. O capítulo de estreia terá a participação do MC Phul e poderá ser assistido na íntegra no canal da SECOM/FURG a partir desta sexta.

"A chegada do Rap Atrás do Rap é importante neste momento porque vai ao encontro à promoção do movimento do hip hop em Rio Grande", avalia o secretário de Comunicação da FURG, Law Tissot. "Em época de pandemia, particularmente, fornecer essa visibilidade é de um valor imenso para a cultura da cidade", completa ele, que assina a direção do programa.

As apresentações musicais foram registradas em julho de 2018 pelo Setor 3 Audiovisual/FURG TV, através do SET RG, durante o festival Rap Atrás do Rap no Centro de Eventos da Fearg. A idealização do projeto é da RM41, produtora que fomenta o rap local e que foi responsável pela promoção do festival homônimo. A ideia inicial era a produção de um DVD, mas o conteúdo acabou sendo reformatado como um programa musical de TV, com episódios de até 7 minutos de duração.

"Nosso propósito desde o início foi fazer um apanhado histórico do gênero da cidade, mostrando a cultura do movimento e sua potência. Hoje, Rio Grande é um berço de talentos e isso todo o Brasil sabe. Temos muitos MCs aqui na cidade, todos muito bons, viajados e com muitas visualizações (nas redes sociais)", analisa o rapper e produtor Digério Sortudo. "Mas os artistas não se conhecem, existe uma certa divisão entre a periferia e outros setores. Um pouco dessa cultura de união se foi, e pensamos que seria bom voltar a desenvolver essas raízes. Quem faz rap de verdade é ativista, porque ele sempre foi um movimento de revolução. É preciso ter uma voz mais forte por aqui, capaz de alavancar projetos e fazer a coisa andar", ressalta.

Com edição de Mairhon Mattos, integrante da equipe de videomakers da SECOM, o programa Rap Atrás do Rap terá exibições ao longo do dia na programação da FURG TV. Confira o teaser abaixo.

Artistas participantes

MC Phul
Dirth South
Dreezy & Denny
Digério Sortudo
Fórmula Sonora
Black P
Ariel
CRN
Os Manos
Chris
Assim Soul
Banca TDM
Sandra & Vanessa
Baby
Nada Consta
Noa MC
Apóstolo
Rap Dub Style

 

 

Gallery

Projeto tem como idealizador o rapper Digério Sortudo, através de sua produtora RM41

Arquivo Pessoal