TERRITORIALIDADE

Projeto Caminhos Negros será lançado nesta quinta-feira, em Rio Grande

Iniciativa é fruto de parceria entre a Prefeitura municipal, comunidade negra e Furg

Executado pela Secretaria de Município de Cidadania e Assistência Social (SMCAS), representantes da comunidade negra e pelo Instituto de Letras e Artes (ILA) da FURG, o projeto Caminhos Negros tem como objetivo localizar espaços ocupados pela comunidade negra em Rio Grande, para assim, promover ações educativas voltadas ao pertencimento afrodescendente. A iniciativa será lançada oficialmente amanhã, 22, às 18h30 no Salão Nobre da Prefeitura do Rio Grande.

Formado pelo secretário adjunto da SMCAS, Chendler Siqueira, por professoras e representantes da comunidade negra do município e pelas professoras do ILA, Rita Patta Rache e Fabiane Pianowski, o projeto foi selecionado pelo Edital de Fomento às Ações de Extensão da Proexc da FURG, e por isso, conta também com a colaboração de alunos do Curso de Artes Visuais da Universidade. A iniciativa envolve, ainda, a participação da Secretaria de Município de Educação (Smed) e da Secretaria de Município da Cultura (Secult).

As fases do projeto

A primeira etapa do projeto Caminhos Negros consiste na pesquisa pública, feita por meio de enquete online, que visa a escolha dos locais a serem mapeados e demarcados. A plataforma escolhida para a ação é o “Decide Rio Grande!” – e que você pode acessar clicando aqui.

Na segunda etapa, serão produzidas e fixadas placas de identificação, contendo nome e descrição histórica dos locais a serem fixadas, na perspectiva do povo negro. Até o momento, ao menos, foram escolhidos seis locais. Por fim, será traçado um percurso com mediação cultural e de maneira guiada, com escolas da rede municipal de educação.

Todo processo está sendo registrado com a finalidade de produzir um documentário e, futuramente, materiais educativos que subsidiem as ações de mediação.

O lançamento

Amanhã, 22, acontecerá um encontro aberto junto à comunidade, às 18h30, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal, para definição dos locais a serem demarcados para a fixação das placas, e, também, será feito o lançamento do projeto. Na oportunidade, pretende-se, ainda, identificar lideranças do movimento negro, que poderão contribuir com narrativas a respeito das histórias ligadas aos espaços definidos.