A pesca artesanal na Ilha da Torotama é, além de um ofício, uma expressão da tradição cultural do interior do município do Rio Grande. O projeto Vida, Voz e Cor dos Sujeitos(as) da Pesca Artesanal na Lagoa dos Patos, coordenado pela professora Juliana Franz e vinculado ao Núcleo de Análises Urbanas e Culturais (Nauc/FURG) atua na comunidade Trutameira desde 2023. No ano de 2025, permanecemos em atividade e dessa vez a comunidade da Torotama será o local da 1ª edição do evento de integração cultural, proposto pela equipe.
A realização do evento na ilha da Torotama representa um marco significativo na valorização dos saberes populares e no reconhecimento da importância das comunidades pesqueiras tradicionais. Ao reunir diferentes setores da sociedade; universidade, poder público e moradores locais, o projeto fortalece o sentimento de pertencimento e promove a troca de conhecimento. Além disso, busca sensibilizar a sociedade para os desafios enfrentados pelos pescadores e pescadores artesanais, contribuindo para a preservação de seus modos de vida e atividade econômica da ilha.
Com diversas parcerias, entre elas a Prefeitura Municipal do Rio Grande, a Emater e a FURG, o objetivo da ação é promover a integração entre a universidade, os estudantes, a comunidade local e o poder público por meio de ações culturais e educativas na Ilha da Torotama, valorizando a pesca artesanal como expressão da identidade local e fortalecendo os vínculos comunitários através de exposições, oficinas e atividades formativas.
A Integração cultural contará com a presença da exposição fotográfica do projeto Vida, Voz e Cor e do projeto "Como as mulheres da Torotama fazem", aprovado pela lei de incentivo à cultura Paulo Gustavo, no município de Rio Grande, em 2024, a partir do dia 30 de maio, permanecendo na escola Municipal de Ensino Fundamental Cristóvão Pereira de Abreu até o dia 6 de junho.
Diversos serviços e atrações serão oferecidos para a comunidade. No dia 30 de maio as atividades serão voltadas ao público escolar da Escola Cristóvão Pereira de Abreu, com palestra sobre eventos climáticos ministrada pelo professor Éder Maier (FURG), participação da Smed, entre outras.
No dia 6 de junho, as atividades serão oferecidas para a comunidade Trutameira em geral. Entre elas haverá a oficina sobre ervas medicinais (Emater), oficina de reutilização de redes para confecção de esponjas (Secretaria da Pesca), distribuição de mudas de plantas, palestra sobre saúde da mulher, organizada pelo curso de Enfermagem, entre outras.
O cronograma poderá sofrer alterações, dessa forma, é importante se manter atualizado com as informações disponibilizadas através do Instagram do projeto.