Na tarde desta quarta-feira, 21, o Centro de Convivência do Campus Carreiros da FURG recebeu apresentação teatral "Kiriku - A Lenda do Menino Guerreiro" do projeto Lendas Africanas. A apresentação integrou as atividades de comemoração aos 31 anos do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic), sendo dirigida a estudantes do Ensino Fundamental - anos iniciais e finais.
Kiriku - a lenda do menino guerreiro conta a história de um menino que nasce sabendo falar e andar. Ao nascer, descobre que sua aldeia sofre com as maldades de uma feiticeira. Ele decide enfrentá-la para salvar seu povo. A peça, apresentada pelo grupo Atreva-se Companhia de Teatro, de Santa Maria (RS), está na turnê que marca os 10 anos de estreia do espetáculo. A peça vem alcançando muitas crianças com apresentações gratuitas em escolas municipais e estaduais, além de ser apresentada em Feiras do Livros de cidades do interior do Estado.
Para este ano, estão previstas 19 apresentações do projeto, a partir de três editais de fomento cultural: projeto “Kiriku – A lenda do menino guerreiro: Circulação nas Vilas de Santa Maria” (realizado com financiamento da Lei Paulo Gustavo da Prefeitura de Santa Maria/RS e Governo Federal. Edital Artes e Economia Criativa.); projeto “Circulação da peça: Kiriku – A lenda do menino Guerreiro” (realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, contemplado no edital Artes e Economia Criativa) e projeto “Kiriku – A lenda do menino guerreiro: Circulação” (realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo do Ministério da Cultura, Governo Federal e Pró-Cultura/RS da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul).
O Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic) está comemorando 31 anos de sua fundação, reunindo serviços que abrangem o Ensino Fundamental, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a Atenção Básica em Saúde, sendo também um grande espaço para a extensão universitária, envolvendo parcerias com diversos setores da FURG e, até mesmo, parcerias interinstitucionais na Rede de Proteção Social do Município.
Construído dentro do Campus Carreiros, o Caic iniciou suas atividades em 1994 dentro do Projeto Minha Gente, lançado três anos antes pelo Governo Federal com intuito de garantir o atendimento básico em saúde, educação, assistência e promoção social de forma integrada, sendo que a cidade do Rio Grande foi contemplada com uma das unidades.
Sendo uma unidade da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), o Centro desenvolve ações nas áreas da educação, saúde e relação comunitária em consonância com a Política de Extensão da Universidade, seguindo o Convênio interinstitucional entre a FURG e a Prefeitura Municipal do Rio Grande, mantendo em funcionamento os seguintes espaços de gestão partilhada: a Escola Municipal Cidade do Rio Grande, a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Doutor Romeu Selistre Sobrinho e diversos projetos e ações de extensão desenvolvidos pela universidade.