EVENTO

FURG e Forcult Sul celebram Dia Nacional da Cultura nesta terça, 8

Minissérie Paralaxe, atualmente em produção com apoio da Secom, será um dos temas em debate

Photograph: Divulgação/L32 Filmes

Como ação para celebrar o Dia Nacional da Cultura, a FURG estará protagonizando nesta terça-feira, 8, juntamente com o Fórum de Gestores Culturais das Instituições Públicas de Ensino Superior da Região Sul (Forcult Sul), a atividade 12h de Cultura. A segunda edição do evento teve início às 8h com uma conversa sobre arte e cultura em contextos institucionais, o já celebrado Café com Gestores.

O dia se estende até as 20h, com ações virtuais do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Estadual do Paraná (Unespar), entre outras instituições, com uma programação variada envolvendo música, dança, sarau e conversas. 

Para integrar a programação, a FURG apresenta a atividade Projetos em Diálogo a partir das 16h, neste link. Trata-se de uma conversa com a coordenação de dois projetos de arte e cultura que obtiveram captação de recursos via edital e emenda parlamentar, apresentando possibilidades de ação e a importância da articulação com a universidade.

O primeiro projeto a ser debatido é "Paralaxe", minissérie que envolve a participação da Secretaria de Comunicação (Secom) da universidade. O produtor Law Tissot (foto) apresenta curiosidades sobre os bastidores da obra, que reúne uma equipe de profissionais locais focados em retomar a cadeia produtiva do audiovisual em Rio Grande e região. Escrita e dirigida por Carlos Cabra, "Paralaxe" será lançada em 2023 e é uma realização da produtora L32 Filmes.

O outro projeto a ser apresentado é Percurso Africano - Andanças Culturais, que tem por objetivo desenvolver ações de caráter sociocultural e educativo em oito municípios da Região Sul gaúcha, por meio da articulação e valorização de diferentes saberes. Os encontros são marcados pela presença de projetos e ações que visam promover, visibilizar e dialogar sobre cultura negra, ancestralidades e arte.

"Estar presente durante 12h com ações compartilhadas no perfil do YouTube do Forcult Sul por meio de uma playlist é um convite a olhar, assim como fez Diego ao ver a imensidão do mar: 'me ajude a olhar!', como nos contou Eduardo Galeano em O Livro dos Abraços", observa a diretora de Arte e Cultura da FURG, Débora Amaral. "12h de ações artístico-culturais é um convite a ajudar a olhar nossas presenças, existências e fazeres nas instituições públicas de ensino superior. Esse encontro é uma manifestação institucional que ecoa a importância da arte e da cultura na formação educacional, na vida e na garantia de direitos culturais. Essas presenças nos movem na construção e garantia de políticas culturais que valorizem e fomentem a presença da arte e da cultura em nossas instituições", completa a diretora.

Sobre o Forcult Sul
O Forcult Sul integra o Forcult Nacional, cujo encontro nacional acontece de 21 a 24 de novembro. As inscrições estão abertas e a participação da comunidade acadêmica é de fundamental importância para o fortalecimento das políticas culturais nas Instituições Públicas de Ensino Superior.

Homenagem a Ruy Barbosa
O dia 5 de novembro foi escolhido como o Dia Nacional da Cultura em homenagem a Ruy Barbosa, jurista, jornalista, político, diplomata, ensaísta e orador. Nascido em Salvador/BA em 5 de novembro de 1849, desempenhou importante papel político e cultural no Brasil. Foi autor de várias obras literárias e membro fundador da Academia Brasileira de Letras.