JANELA MUSICAL

Flávio Mendes é atração desta semana

O músico vai apresentar canções do projeto Música Popular Pampeana

Photograph: Acervo Pessoal

Clássicos da música nativista serão reinterpretados por Flávio Mendes para mais uma edição do projeto Janela Musical. “Vou apresentar releituras de obras imortalizadas por músicos, compositores e cantores pampeanos que visam outras possibilidades sonoro-estilísticas que estão para além do que é dado pelo imaginário coletivo, com arranjos contemporâneos e estruturas rizomáticas que dialogam com o Jazz, Blues e MPB”, comenta o músico. A atividade ocorre às 20h30, no sábado, 8, na página da FURG no Facebook.

Bacharel e licenciado em música pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Flávio Mendes tem uma carreira de quase 20 anos como performer junto à música regional. A trajetória começou com grupos de baile e logo veio a participação nos festivais de música nativista do Rio Grande do Sul, onde sagrou-se vencedor em alguns deles como melhor intérprete e com algumas de suas composições.

Paralelo aos espaços festivaleiros que possibilitaram shows em várias cidades sul-rio-grandenses, Flávio Mendes tem atuado como músico de grupos vinculados ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) em quase todo o período de sua trajetória profissional. Este trabalho junto à dança folclórica gaúcha desencadeou um processo artístico ao qual se debruça neste momento, intitulado “Pampeanos sem fronteiras”. Fazem parte do projeto músicos e dançarinos do Brasil e do Uruguai.

Flávio Mendes também tem uma carreira de pesquisador. Mestrando no programa de pós-graduação em Educação Ambiental (PPGEA) da FURG, desenvolve pesquisas que articulam música, educação musical, etnomusicologia, educação e educação ambiental com o Pampa, que é o invólucro sócio-histórico-filosófico de suas problematizações. O músico é professor no Arteria Espaço arte em Pelotas, e na Escola de Belas Artes Heitor Lemos em Rio Grande.

Janela Musical

A FURG, por meio da Secretaria de Comunicação (Secom) e da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), promove um encontro cultural, aos sábados, intitulado Janela Musical. A atividade visa oferecer alternativas artísticas culturais que podem ser apreciadas a distância por meio da internet. A iniciativa também busca valorizar e difundir o trabalho de músicos da região sul.