Literatura

Feirinha do Livro promove espaço de integração pela leitura

Escolas da rede básica visitaram a universidade em evento promovido pela Proexc

Photograph: Fernando Halal/Secom

Espetáculo, brincadeiras e livros. Com o lema “Um encontro, uma festa”, a 3ª edição da Feirinha do Livro recebeu estudantes de escolas da rede básica de Rio Grande nesta quarta-feira, 25.

Promovida pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), a feirinha proporciona um espaço voltado à literatura, leitura e ao livro. Durante os dois dias de evento, foram pensadas atividades que promovam o acesso de ações culturais da universidade para estudantes e profissionais da educação básica.

Na abertura do evento, a reitora Cleuza Maria Sobral Dias disse que é sempre muito gratificante ver os espaços da universidade ocupados pelas crianças e que a troca fortalece os momentos de aprendizado tanto das crianças quanto dos professores. “É uma grande alegria ter vocês aqui. As crianças e os professores”, disse.

O pró-reitor de Extensão e Cultura, Daniel Prado, falou sobre a realização de espaços como a Feirinha do Livro para a manutenção e promoção da cultura e, também, da FURG. Segundo ele, o evento é um grande projeto institucional que vem aumentando sua capacidade e que pretende cada vez mais oportunizar este tipo de atividade para as crianças. “Nós procuramos reproduzir na Feirinha do Livro o sabor do saber em relação aos livros e a leitura”, disse.

Cantor e compositor, Rodrigo Munari foi escolhido como patrono desta edição. Para ele, o momento é de gratidão por ser reconhecido também como escritor, após 30 anos de carreira da música. “O primeiro evento que estive como escritor foi a Feira do Livro da FURG. A literatura está exercendo um papel importante na minha vida porque hoje me enxergo como alguém que pode contar histórias em diversas plataformas”, disse. Munari também falou sobre a importância da educação como processo de transformação para o mundo, e de seu livro Diferenças: “todos somos diferentes, mas também complementares”.

Para Vanessa Pintanel, secretária de Município da Educação, é necessário que os eventos como a Feirinha do Livro integrem as atividades das escolas, para que o acesso à cultura seja facilitado.

A representante do Sesc, Raquel Valério, falou sobre a importante parceria entre a instituição e a FURG, o que possibilita a realização de diversas atividades. Liane Orceli, diretora do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente, e Débora Amaral, diretora de Arte e Cultura, também participaram da abertura do evento dando boas-vindas aos estudantes e professores.

Na tarde de quarta-feira, participaram as Escolas Municipais de Ensino Fundamental Rui Poester Peixoto, Ana Neri, Dolores Garcia, Eliézer de Carvalho Rios, Assis Brasil, Valdir Castro, João de Oliveira Martins, Mate Amargo, Cidade do Rio Grande, e Escola Jardim do Sol.

Programação

A Feirinha do Livro aconteceu na tarde de quarta-feira, 25, e nos dois turnos da quinta-feira, 26. A programação foi pensada para que todas as escolas tivessem a mesma experiência.

Assim, as atividades iniciaram com a apresentação do espetáculo “Macbeth e o Reino Sombrio”, da Companhia de Teatro Ao Quadrado, com direção de João Pedro Decarli, e seguiram para oficinas e atividades literárias.

Dentre as atividades, a palestra musicada com o patrono Rodrigo Munari, a oficina de contação “Formação de Leitores”, com graduandos e pós-graduandos dos cursos de Letras do Instituto de Letras e Artes (ILA) da FURG, encontro com escritores, e oficina de canto com o Núcleo de Extensão e Música (Nemus).

 

Gallery

3ª Feirinha do Livro recebe alunos de escolas da rede básica de Rio Grande

Foto: Fernando Halal/Secom