BATALHAS DE POESIAS

Estudantes da FURG participam de Slam em Porto Alegre e se classificam para fase estadual

Com apoio da Diretoria de Arte e Cultura, discentes puderam prestigiar o evento

Photograph: Divulgação
A foto foi feita à noite, numa praça. Dezenas de jovens estão sentados no chão, em formato de semi círculo, à frente de um monumento na praça.

No sábado, 08 de junho, por intermédio da Diretoria de Arte e Cultura (DAC) da FURG, discentes de diferentes cursos puderam prestigiar e participar do Slam das Minas e do Slam RS, em Porto Alegre. O grupo, composto por Caroline Fortes (História), Gabriel Jerônimo (Letras Francês), Esteve Maris (Artes Visuais), Gabriella Santos (Direito), Diélle Nunes (Pedagogia) e Isabela Toledo (Artes Visuais), puderam compor essa emergente manifestação cultural de diferentes maneiras, na forma de júri, competindo e na categoria verso livre.

Slam significa “batida” em inglês. Slam ou PoetrySlam são batalhas de poesia falada ou declamada, formato também chamado de Spoken Word. É uma arte urbana que possui atmosfera própria e a expressão livre do pensamento, trazendo, em geral, os descontentamentos pelas opressões sociais e políticas. O movimento, já esteve presente em 500 comunidades no mundo inteiro, foi trazido ao Brasil em 2008, pela atriz, Mc, diretora, diretora musical, ativista, apresentadora e slammer Roberta Estrela D’alva, através do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, Zona Autônoma da Palavra (ZAP) – que segue ocorrendo em São Paulo, e desde então, vem se expandindo pelo país.

A discente do curso de Direito, Gabriella, se classificou para a próxima fase, onde quem levar a premiação vai à disputa estadual dos slammers de todas as regiões do estado e posteriormente ao Slam Brasil e Copa do Mundo de Slam, que ocorre na França. Sobre a vivência, destacou, “participar de uma competição de slam sempre foi o meu sonho, desde que comecei a transbordar por essa arte. A Débora comprou o sonho e tornou possível a ida, não só minha, mas de outros artistas também”, mencionou ela.
“No SLAM das Minas RS, fomos muito bem recebidas e competi com pessoas incríveis. Muito grata à DAC, Débora e Lisiane em especial, a FURG e todos que me apoiam. A preta pobre vai para a estadual e ganhou de primeira! Força ancestral, só pode”, finalizou a estudante. 

 

Gallery

A foto foi feita à noite, numa praça. Dezenas de jovens estão sentados no chão, em formato de semi círculo, à frente de um monumento na praça.

Estudantes da FURG participam de Slam das Minas e Slam RS em Porto Alegre

Divulgação