CONVITE

Daniela Delias é a patrona da 47ª Feira do Livro da FURG

Professora, psicóloga e poeta foi convidada na sexta-feira, 22

Photograph: Fernanda Cadaval

A professora, psicóloga e poeta Daniela Delias será a patrona da 47ª Feira do Livro da FURG. O convite foi realizado na tarde de sexta-feira, 22, pela reitora Cleuza Maria Sobral Dias. A Feira do Livro da FURG será realizada de 29 de janeiro a 9 de fevereiro de 2020, na praça Didio Duhá, no balneário Cassino e terá como tema “Acessibilidade e Inclusão: vidas, (re) existências e histórias”.

Daniela foi surpreendida com o convite feito na presença de pró-reitores e diretores. A poetisa ficou emocionada com o convite e disse estar honrada em ser a patrona da próxima edição da Feira do Livro da FURG. “Que surpresa linda e agradável, a FURG é minha casa, fui bem acolhida desde minha chegada. Fico muito feliz com esse convite e só posso agradecer. Eu escrevo poesia, que para mim é algo muito aproximo da Psicologia e poder representar a universidade e o que tudo isso significa, será uma honra”.

A reitora Cleuza Dias afirmou que o nome de Daniela e seu trabalho desenvolvido no curso de Psicologia e também sua poesia expressam bem o significado que o tema tem. “É com grande alegria que te convidamos para ser a patrona da nossa Feira do Livro. Temos a certeza que junto contigo e com a amplitude dessa temática teremos uma bela Feira do Livro”.

Cleuza Dias ressaltou ainda que a pessoa escolhida para ser patrono ou patrona tem um papel fundamental na Feira do Livro e a escolha está relacionado ao sucesso do evento. “As pessoas que visitam a Feira gostam de se sentirem acolhidas e a Daniela com essa leveza na fala e com a forma acolhedora com que trata as pessoas, certamente proporcionará bons momentos. Tua poesia e a leveza de tuas palavras são o que a gente precisa, porque acessibilidade também é acolhida, e ela não está só nos espaços físicos e estruturais, mas também no ouvir e na forma de falar que acalma”.

O pró-reitor de Extensão e Cultura Daniel Prado mencionou que o nome da patrona se aproxima muito com o tema escolhido para essa edição. “Há muito tempo estamos trabalhando essa questão dentro da Feira e esta edição vai coroar essa importância sendo o tema da 47ª edição. Nosso desafio é te convidar a aprender conosco sobre essa temática e juntos fazermos este que é o maior projeto de extensão da universidade”.

O vice-reitor da FURG Danilo Giroldo ressaltou que junto ao tema escolhido, a poesia e o trabalho de Daniela trazem um significado ainda maior para o evento. “Por seres uma poetisa, de Rio Grande, pelo trabalho que realizas na Psicologia e pela sensibilidade que expressas em teus poemas, é muito simbólico e se relaciona muito bem com o tema proposto”.

Daniela, de forma emocionada, encerrou dizendo que recebeu o convite inesperadamente. “É uma honra enorme ocupar esse papel, numa Feira que terá como tema a acessibilidade e a resistência, e esse é o nosso papel dentro da universidade, então eu estou muito feliz”.

Sobre a patrona

Daniela Delias é professora e psicóloga do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI) da FURG. É docente Associada do Curso de Psicologia da FURG. Possui graduação em Psicologia - Licenciatura (UCPel), Psicologia (UCPel), especialização em Psicoterapia Psicanalítica (UCPel), mestrado em Psicologia do Desenvolvimento (UFRGS) e doutorado em Psicologia (UFRGS). Tem experiência nas áreas de Psicologia Clínica e Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: transição para a parentalidade, depressão pós-parto, psicoterapia pais-bebê e psicoterapia psicanalítica da criança, do adolescente, do adulto e de grupos. Interessa-se pelas intersecções entre Arte, Psicanálise e Direitos Humanos, particularmente pelos processos criativos que envolvem a escrita poética, a fotografia e a escuta psicanalítica em espaços públicos.

Em 2012, publicou seu primeiro livro de poesia, Boneca Russa em Casa de Silêncios, pela editora Patuá. Em 2015, pela mesma editora, publicou Nunca estivemos em Ítaca, também de poesia. A obra mais recente de Delias é Alice e os Dias, publicada em 2019, pela editora Concha. Além dessas obras, a autora tem poemas publicados no Livro da Tribo, em revistas literárias e nos blogs de poesia Sombra, silêncio ou espuma e Alice e os dias.

Participaram da reunião de oficialização do convite a Daniela Delias, além da reitora e do vice-reitor os pró-reitores de Planejamento e Administração, Mozart Filho; de Graduação, Renato Dias; de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Lúcia Anello; de Infraestrutura, Marcos Amarante; de Assuntos Estudantis, Daiane Gautério; de Pesquisa e Pós-graduação, Eduardo Secchi e de Extensão e Cultura Daniel Prado. Estiveram presentes também a diretora de Extensão da Proexc, Carla Amorim e a diretora do Caic, Liane Marques.

 

Gallery

Daniela Delias é a patrona da 47ª Feira do Livro da FURG

Fernanda Cadaval