FURG receberá professores chilenos

O Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado em História da Literatura da FURG, com o apoio do Instituto Federal Sul-Riograndense Campus Pelotas, receberá no início de maio os professores doutores chilenos Ana Pizarro e Eduardo Devés Valdés, renomados pesquisadores latino-americanos da área de Ciências Humanas. A professora ministrará o minicurso Amazonía en América Latina, nos dias 3 e 4 (terça e quarta-feira), das 14h às 17h, na sala 1206, Pavilhão 1 do Campus Carreiros.

A atividade de extensão é aberta a professores e alunos (em especial de Pós-Graduação e bolsistas de Iniciação Científica). As vagas são limitadas, e a inscrição, gratuita, deve ser solicitada pelo e-mail pgletras@furg.br.

Ana Pizarro é professora e pesquisadora do Centro de Estudos Avançados da Universidade de Santiago do Chile, doutora em Letras pela Universidade de Paris e especialista em temas relacionados à Literatura e à Cultura na América Latina. Já trabalhou em universidades no Chile, França, Argentina, Venezuela e Brasil.

Seu projeto de pesquisa Perfil Cultural da Área Amazônica foi agraciado com a Bolsa Guggenheim, em 2002. Entre as suas diversas obras destacam-se a trilogia América Latina: Palavra, Literatura e Cultura e a coleção de ensaios O Sul e os Trópicos.

Já o professor Valdés proferirá a palestra La Integración Intelectual Latinoamericana y los Desafíos: Identidad y Cultura Acadêmica, no dia 6 de maio (sexta-feira), às 9h30min, no anfiteatro 4110, no Pavilhão 4, também do Campus Carreiros. A atividade é aberta à comunidade acadêmica, em especial professores e alunos das áreas de Ciências Humanas. Não é necessária inscrição prévia.

Valdés é doutor em Estudos de Sociedades Latino-Americanas pela Universidade de Paris III e doutor em Filosofia pela Universidade de Lovaina. Também é investigador e professor do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Santiago do Chile.

Autor de vários livros e artigos em revistas acadêmicas, o professor está, desde o dia 18 de março, envolvido na Campaña Compromiso Intelectual en el Bicentenario, percorrendo inúmeras cidades da América Latina para divulgar as ideias que norteiam o projeto Internacional del Conocimiento, do qual é um dos proponentes.

O objetivo primordial da campanha é criar redes intelectuais, com o propósito de avançar na integração entre as universidades latino-americanas. Antes de Rio Grande, o professor divulgou seus projetos no Chile, Argentina e Uruguai. Mais informações sobre o projeto no site www.internacionaldelconocimiento.org.

 

Subject: Arquivo