Aula inaugural das Engenharias atrai mais de 500 inscritos

Com o tema Comissionamento e suas oportunidades na indústria naval e offshore, a aula inaugural das Engenharias da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) está despertando o interesse de centenas de participantes. Até a segunda-feira, 21, o evento contava com 510 inscritos. A aula inaugural, que envolve a Escola de Engenharia, o Centro de Ciências Computacionais e a Escola de Química e Alimentos, será realizada na sexta-feira, 25, às 14h, no Cidec-Sul. O ministrante será o presidente da Forship Engenharia engenheiro Fábio Fares.

A Forship é uma empresa brasileira pioneira e referência em comissionamento, processo que consiste na aplicação integrada de um conjunto de técnicas e procedimentos de engenharia para verificar, inspecionar e testar cada componente físico de um empreendimento, assegurando que os sistemas operacionais estejam em conformidade com os requisitos de desempenho do cliente, o que reduz custos, tempo e riscos.

A empresa tem significativa atuação internacional na América, Europa, África e Ásia, e lidera em sua área um dos mercados mais prósperos de petróleo e gás: o brasileiro. O comissionamento deixou, efetivamente, de ser apenas uma parte final do C do EPC (da sigla em inglês de Engineering, Procurement e Construction), que abrange desde a elaboração do projeto e detalhamento à compra de equipamentos, além da contratação de serviços, a construção propriamente dita e a entrega do empreendimento ao cliente, em condições imediatas de operabilidade, para se tornar uma importante ferramenta de apoio à gestão de todo o processo EPC, explica o palestrante.

A aula inaugural é resultado de uma aproximação iniciada em dezembro entre a FURG e Forship, a partir de workshop sobre comissionamento realizado para cerca de 70 participantes, no Cidec-Sul. O evento é aberto ao público interessado e as inscrições podem ser feitas pelo www.furg.br. A FURGTV fará transmissão ao vivo da palestra, pelo endereço eletrônico www.furgtv.furg.br e por TV a cabo para Rio Grande, nos canais 8 da Via Cabo e 15 da Net.

PARCERIA - Antes da palestra do eng. Fares, FURG e Forship assinam protocolo de cooperação recíproca, de âmbito acadêmico, técnico e científico nas áreas naval, oceânica, offshore, oceanográfica e correlatas. O objetivo é implementar programas e projetos, através do intercâmbio de conhecimentos, de recursos humanos e de recursos materiais.

A cooperação entre FURG e Forship intenciona, entre outros, a formação de profissionais para atuação na área de comissionamento no Polo Naval. A primeira iniciativa a partir do protocolo de cooperação será celebrada a seguir, com a assinatura de contrato particular de cessão de direito de uso e licenciamento do software HMSWeb©-Handover Management System, sistema de gestão do processo de completação mecânica e comissionamento.

O contrato prevê a utilização gratuita e exclusiva do software para atividades acadêmicas pelo corpo docente e discente da FURG. Isso significa a inserção do estudante e do professor no que há de mais atual no mercado, na opinião do vice-reitor Ernesto Luis Casares Pinto. Oferecerá uma condição melhor de formação aos estudantes na área de comissionamento, que é a visão sistêmica de uma obra, destaca.

Casares Pinto adianta que, pela parceria, serão desenvolvidos cursos na área de comissionamento e de automação em estaleiros, tema que será abordado em reunião de trabalho entre FURG e Forship após a aula inaugural.

Ele destaca que a FURG conta com 22 áreas tecnológicas, incluindo 13 graduações na área de Engenharia e cinco cursos de pós-graduação (Mestrado e Doutorado) e recebe atualmente nas Engenharias 680 novos estudantes/ano, 390 a mais do que em 2006. Para o vice-reitor, o acréscimo nas vagas demonstra que a Instituição realmente está atendendo, na medida do possível, à demanda de profissionais que o mercado está tentando suprir.

SETOR DE ÓLEO E GÁS - A aula inaugural atraiu as atenções do Centro de Excelência em EPC, grupo de empresas contratantes de obras industriais no segmento de óleo, gás e energia, universidades e empresas prestadoras de serviços de Engenharia, Suprimento, Construção e Montagem. Como apoiador do evento, o CE-EPC está anunciando a aula inaugural pelo Programa EPC em Prática, que permite a sócios e público de interesse assistirem, pela web, a eventos da área. A estimativa é que cerca de 50 empresas epecistas e mil pessoas tenham acesso à palestra, por meio do programa.

 

Subject: Arquivo