Acadêmicos de Santa Vitória também realizaram Acolhida Cidadã

Acadêmicos do curso de Turismo Binacional - Campus FURG de Santa Vitória do Palmar - também realizaram a Acolhida Cidadã. A proposta contou com duas etapas, sendo a primeira promovida pelo Diretório Acadêmico (DA) e a segunda pelo Grupo PET Turismo. Foram elas: Acolhida Cidadã Mutirão do Turismo na Praia do Hermenegildo - Educação, Turismo e Meio Ambiente e Acolhida Solidária (SOS São Lourenço do Sul - Coleta de Mantimentos).

No dia 11 de março foi apresentada a proposta para alunos e professores do curso de Turismo Binacional, quando foram anunciadas instruções e recomendações para os participantes. Foi ministrada a palestra Região Costeira de Santa Vitória do Palmar, pela ONG Instituto Litoral Sul. Também houve a exibição do documentário Litoral Selvagem. Nesse dia foi dada a largada para a Acolhida Cidadã, sendo divulgada nas rádios locais já solicitando a coleta de mantimentos para a comunidade.

Visando a uma integração maior, os alunos ingressantes realizaram um grande piquenique com os alunos e professores do curso. No dia 13 de março ocorreu uma visita técnica na região costeira de Santa Vitória do Palmar, tendo sido coletados aproximadamente 500 quilos de lixo inorgânico costeiro.

Nessa saída de campo foi possível observar a biodiversidade, a praia dos concheiros (acumulação de conchas fósseis), observação do cordão de dunas e feita visita à Lagoa Mangueira, importante área de preservação ambiental vitoriense. Ao meio-dia, houve um piquenique de confraternização com integração entre os participantes. No final do dia, todo o lixo coletado foi entregue à prefeitura (notícia divulgada na imprensa da capital gaúcha).

De 11 a 20 de março houve a coleta de mantimentos destinados a São Lourenço do Sul, incluindo alimentos e materiais de limpeza, que foram levados até a FURG e depois ao município atingido pelas inundações. Essa ação objetivou a integração dos alunos, corpo docente e comunidade, visando à preservação do meio ambiente e gerando o sentimento de pertencimento nos participantes, assim como dedicação e entusiasmo na construção de um futuro sustentável para Santa Vitória, diz Nilton Cezar Cunha Varnier, do DA do curso e do Grupo PET turismo.

A coleta de lixo na região costeira foi uma atividade importante. Ajudou a reduzir o impacto ambiental e contribuiu para a melhor qualidade de vida das espécies animais, vegetais, comunidade local e turistas, acrescenta Varnier.

 

Subject: Arquivo