Matrículas no Cidec marcadas pela tranquilidade

Trezentas e vinte e três vagas em 52 cursos da Universidade Federal do Rio Grande FURG foram colocadas à disposição dos candidatos da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada Sisu/MEC/FURG, na manhã desta sexta-feira, 18. As matrículas foram feitas no Cidec-sul (centro de eventos da FURG), a partir das 9h.

Para a diretora de Gestão Acadêmica, Leila Costa Valle, todo o processo transcorreu conforme o planejado, para reduzir a tensão dos candidatos e acompanhantes e dar as primeiras informações sobre a Instituição. Um vídeo institucional foi apresentado no início das atividades, para os suplentes que aguardavam um possível chamado no caso de vagas por ausência de titulares ou falta de documentação. A música ambiente também foi bem recebida pelos estudantes. Os acompanhantes, que sofrem a mesma tensão, ficaram abrigados da chuva e vento que se fizeram presentes em alguns momentos e tinham acesso a espaço na Asa Sul, que contava com bar, sanitários e salas com cadeiras.

A Pró-reitoria de Graduação Prograd organizou dois auditórios para receber os titulares e os suplentes dos cursos. À medida que eram chamados, os suplentes assinavam a ata e alguns deles já passavam à condição de titular, pela ausência destes. A felicidade ao conseguir a vaga no ensino superior era visível.

Tabatha Belzarena era uma das que se mostrava feliz. Ela, natural de Charqueadas e que há um ano veio para Rio Grande estudar, obteve vaga no curso de Letras Português Espanhol Diurno. Suplente em dois cursos e dizendo-se muito nervosa, ela ainda espera também ser chamada para Letras Francês, sua primeira opção. Aí, vai optar pelo segundo idioma.

Outro bastante satisfeito foi o rio-grandino Haniel Duarte que, com 19 anos, entrou para o curso de Direito Diurno. Foi a segunda tentativa de entrar na Universidade e ele considerou tranqüilo e bem organizado o processo de matrículas da FURG. Minha expectativa agora é a melhor possível, pois acho que o curso é bom, pelo que ouço, e a Universidade também é boa, então espero gostar bastante, disse ele.

Franciele Mendonça, 17 anos, também é uma nova acadêmica da FURG. Sem fazer cursinho, tendo toda a vida escolar em escolas públicas e sem grandes expectativas, surpreendeu a si mesma e à família sendo aprovada no primeiro processo seletivo de que participou. Vai cursar História Licenciatura. Considerou maravilhoso o processo de matrículas da FURG. Franciele terá entre as novas colegas de curso a também rio-grandina Gabriela Souza Xavier, que só teve como observação o fato de ter demorado muito para se matricular. Mas de resto, considerou tranqüilo.

Vinda do Rio de Janeiro há cinco anos, Cinthia Paulino decidiu, embora mantendo o trabalho atual em vendas, buscar o sonho da graduação. A primeira opção foi o curso de Administração. Não deu, mas para Ciências Econômicas foi tranqüilo e ela agora tem as melhores expectativas para a vida acadêmica.

A FURG, conforme a pró-reitora de Graduação, Cleuza Dias, ainda fará uma terceira chamada da lista de espera. Os interessados devem seguir todos os dias o site da Universidade www.furg.br . Nesta sexta-feira também foram efetuadas matrículas de novos acadêmicos da FURG nos campi de Santa Vitória do Palmar e Santo Antônio da Patrulha. Em São Lourenço do Sul, devido aos problemas causados pela chuva na semana passada, as matrículas serão realizadas no dia 25.

 

Gallery

Acompanhantes esperavam ansiosos, mas com estrutura para descansar se quisessem, bar e sanitários

Acompanhantes esperavam ansiosos, mas com estrutura para descansar se quisessem, bar e sanitários

Subject: Arquivo