Projeto alia fotografia e guarda responsável de animais

Estudantes do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC/FURG), com idade média de 14 anos, estão aprendendo os rudimentos da fotografia analógica a partir do projeto De Olho nos Bichos, coordenado pela professora doutora Nisia Krusche, do Centro de Ciências Computacionais (C3). O tema das fotografias e a guarda responsável de animais, que faz parte do projeto, integra o programa Bicharada da FURG. A missão é a promoção da saúde animal, humana e ambiental a partir de questões relativas ao homem e seus direitos e deveres para com os animais.

Os ensinamentos sobre fotografia são repassados por nove acadêmicos dos cursos Artes Visuais, supervisionados pela professora doutora Teresa Lenzi. A coordenadora do Bicharada da FURG, veterinária Alice Leite, é responsável por repassar as informações sobre guarda responsável.

O estudante Leandro Souza Medeiros, está satisfeito com as orientações que tem recebido tanto na questão da fotografia quanto no tratamento de animais. Ele possui duas cachorras. É muito bom saber como tratá-las de forma adequada, explica. Gabriela dos Santos que tem três cachorros, um porquinho-da-índia e um gato, entende que essa é a ocasião certa para participar do programa.

O Bicharada da FURG tem por objetivo preservar a segurança da comunidade acadêmica e estabelecer abordagens éticas para solucionar a problemática dos animais abandonados nos campi, por meio de ações que estimulem a guarda responsável. Os animais sem dono são atendidos com ações de esterilização, tratamento e encaminhamento para adoção.

A oficina de fotografia é a primeira ação do projeto De Olho nos Bichos, que propõe a realização de ações culturais para promover a divulgação do programa e de suas metas, especialmente a da guarda responsável, junto às comunidades do entorno do Campus Carreiros. O objeto são os animais domésticos e os animais errantes do campus.

O projeto iniciou dia 8 de setembro. Os alunos ainda tiveram aula nesta terça-feira (14) e terão no dia 22 de setembro, das 14h às 17h, no Pavilhão 4 do Campus Carreiros. Uma exposição das fotos está prevista para outubro, e o projeto prevê até o final do ano a produção de calendário do ano de 2011. O calendário conterá um manual da guarda responsável e será distribuído para as crianças das escolas primárias da região.

Também será comercializado como forma de arrecadação de fundos para o projeto. O projeto prevê que os donos de animais recebam orientação médico-veterinária e, conforme a necessidade e disponibilidade de recursos, tratamento para os animais como anti-pulgas, vermífugo e/ou castrações.

 

Gallery

...são passadas em termos de fotografia e o cuidado com os animais

...são passadas em termos de fotografia e o cuidado com os animais

Subject: Arquivo