Questões ambientais e de energia em debate

Esta quinta-feira (9) está sendo de debates no 2º Simpósio de Energia e Meio Ambiente, com a temática Tecnologias Emergentes vs Tecnologias Tradicionais na área de Engenharia Química. Realizado no Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro (Cidec-Sul), o evento é promovido pela coordenação do curso de Engenharia Química e pelo grupo de Educação Tutorial em Engenharia Química - Eteq/FURG.

O objetivo é apresentar iniciativas na área de Energia e Meio Ambiente que sustentam principalmente atividades de ensino, pesquisa e extensão na Engenharia Química. A primeira palestra foi Biotecnologia, Meio Ambiente e Energia, com a professora doutora Christiane Saraiva Ogrodowski, da FURG.

A professora doutoranda Cristiane Oliveira, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), abordou A Mineração e seu Impacto ao Meio Ambiente: Perspectivas da Engenharia Química. Cristiane detalhou como devem ser os processos adequados para evitar danos ao meio ambiente. No final, disse que os jovens como ela devem desenvolver pesquisas visando à geração de ações voltadas às questões ambientais.

O professor da FURG, Gilberto Griep, tratou do Programa de Estudos Ambientais relativos à Indústria do Petróleo. O tópico principal de sua palestra foi sobre o PRH- 27, programa da FURG-Agência Nacional de Petróleo (ANP)-Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

A FURG tem uma massa crítica de pesquisadores e uma infra-estrutura laboratorial e de campo, motivo pelo qual possui reconhecimento nacional e internacional. De acordo com Griep, o profissional formado na Instituição mostra competência por ter sido formado em um curso caracterizado pela interdisciplinaridade e multidisciplinaridade.

O programa utiliza principalmente o ambiente estuarino lagunar como um laboratório natural para a formação do futuro profissional. O objetivo é capacitá-lo para atuar no mercado de trabalho nacional, devido às mudanças na política governamental relacionada com a exploração e transporte de produtos de petróleo e gás, em especial em mar aberto e ambientes transicionais da costa brasileira onde as reservas petrolíferas tem se mostrado promissoras. Alunos que participaram do programa estão atuando na Petrobras, tendo obtido boas colocações na seleção.

À tarde ocorre exposição de trabalhos de pesquisa de estudantes de Engenharia Química. A Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul na Promoção de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Estado do Rio Grande do Sul foi a palestra de Paulo Renato de Souza, da Secretaria de Ciência e Tecnologia.

Às 15h45min haverá a palestra Uso de Enzimas para Produção de Etanol Celulósico, com o professor doutor Marcelo Vieira, da Universidade Estadual de Maringá (UEM) - Paraná. Para as 16h30min está prevista a mesa-redonda O ensino de Engenharia Química no Estado do Rio Grande do Sul, com os coordenadores de curso da FURG e Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

 

Gallery

Professora Cristiane Oliveira da Universidade Federal do Rio Grande do Sul...

Professora Cristiane Oliveira da Universidade Federal do Rio Grande do Sul...

Subject: Arquivo