12º Fórum de Estudos Leituras de Paulo Freire - inscrições até 3/5

O Fórum de Estudos: Leituras Paulo Freire é um evento que dá continuidade ao trabalho de várias instituições de ensino superior no RS, tendo a obra do autor como fonte inspiradora para desenvolver uma educação de qualidade e socialmente comprometida com a transformação social.

Desde sua criação, em 1999, o Fórum busca articular os saberes acadêmicos com os saberes oriundos de diferentes práticas sociais. Para tanto, tem aperfeiçoado os pontos de contato do diálogo entre as experiências de Educação Popular, em diferentes contextos. Para além das Instituições Universitárias, o Fórum Paulo Freire se articula com as escolas, os Movimentos Sociais, ONGs, Associações Populares e entidades que, de alguma forma, comungam com a utopia de uma sociedade mais justa para todos e digna de se viver.

A organização do XII Fórum se fundamenta na compreensão de que a leitura de mundo precede a leitura da palavra. Para tanto, orienta-se pelo princípio geral de que aprender com a própria história é um dos saberes da Educação Popular e busca operacionalizar os seguintes conceitos: aprender a dizer a sua palavra; diálogo problematizador; escuta; registro e pesquisa situada. O Fórum convida a todos os participantes para uma experiência da práxis freireana.

Objetivo geral

Dar continuidade ao encontro entre pesquisadores que desenvolvem ações de ensino-pesquisa-extensão, inspirados na obra de Paulo Freire, estimulando novas leituras e intercâmbios entre Universidades, Movimentos Sociais, ONGs e Associações Populares.

Objetivos específicos

a. Mobilizar educadores e educadoras da escola básica, ensino superior e educação profissional numa perspectiva de educação libertadora;

b. Articular as pesquisas acadêmicas com os movimentos sociais populares no sentido freireano do movimento da ação reflexão ação;

c. Divulgar as pesquisas e projetos pedagógicos inspirados na obra de Paulo Freire;

d. Estimular o intercâmbio entre Universidades, Órgãos Públicos, ONGs e Movimentos Sociais na organização de projetos para desenvolver a cidadania emancipatória e os processos de participação popular.

Público-Alvo

Graduandos, pós-graduandos e professores da PUCRS e de outras IES, professores da educação básica e representantes de movimentos sociais, entre outros.

Programação

Dia 20 de maio: Auditório do prédio 50

20h: Credenciamento e acolhimento dos participantes.

20h30min: Abertura dos trabalhos pela Coordenação Geral do Fórum.

21h30: Introdução ao tema do XII Fórum pela Comissão Organizadora.

Dia 21 de maio: Salas do prédio 40

8h30min 11h30min: Apresentação e discussão dos trabalhos em Grupos Temáticos.

11h30 12h30: Encontro dos coordenadores de grupo com a Coordenação Geral.

14h 18h: Grupos de trabalho por questão problematizadora: reflexão e aprofundamento conceitual; elaboração de uma forma de expressão da síntese do grupo para compartilhar na plenária final.

18h30: Lançamento de livros no auditório do prédio 15.

21h: Jantar de confraternização por adesão em local a ser definido.

Dia 22 de maio: Auditório do prédio 15

8h 9h: Acolhimento e memória do XII Fórum

9h 10h30: Plenária de sistematização

10h30 11h: Intervalo cultural

11h: Plenária de encaminhamentos

OBS: Para os trabalhos de grupo na sexta-feira à tarde, os organizadores sugerem que participantes levem as suas leituras de referência para subsidiar a discussão. Para o sábado de manhã, levem sua doação para o acervo da memória do Fórum: camisetas, fotos, cartazes e outras lembranças significativas.

Trabalhos

Modalidades de trabalhos

Os trabalhos podem ser inscritos em duas modalidades: produção textual ou outras formas de expressão.

Critérios de Participação

A inscrição está condicionada à apresentação de trabalho (produção textual ou outras formas de expressão) conforme as modalidades disponíveis, que passará por apreciação de uma banca examinadora.

Todos os trabalhos deverão apresentar um resumo e estar vinculados a algum grupo temático.

Cada participante deverá indicar um eixo temático de acordo com a proposta de trabalho a ser inscrito no ato da inscrição.

O resumo explicativo da produção textual ou da outra forma de expressão deverá ser anexado no momento da inscrição.

O trabalho completo da produção textual ou da outra forma de expressão deverá ser encaminhado para o e-mail paulofreire@pucrs.br.

As inscrições poderão ser realizadas até o dia 03/05/2010.

Todos os participantes do evento devem estar inscritos.

A qualidade da escrita é de responsabilidade do autor/a e co-autores/as de cada trabalho e intervenção cultural. Cada participante poderá ser autor/a de apenas um trabalho, embora possa ser co-autor de outros trabalhos. O participante indicado como autor deverá estar presente e será responsável pela discussão do trabalho.

Só receberá certificado de apresentação de trabalho as pessoas que estiverem inscritas no evento e presentes no grupo temático.

Será disponibilizado (Projetor Multimídia / Computador / Tela) para apresentação dos trabalhos inscritos na modalidade outras formas de expressão, desde que previamente solicitados através do e-mail paulofreire@pucrs.br. A comissão organizadora entrará em contato, com devida antecedência, para informar se a solicitação foi aceita.

Será fornecido certificado a todos que obtiverem, no mínimo, 75% de freqüência.

O Regulamento, as inscrições e mais informações podem ser acessados em http://www.pucrs.br/eventos/paulofreire.

 

Subject: Arquivo