Assembleia Universitária marca comemorações na sexta-feira

A Assembleia Universitária comemorativa aos 40 anos da FURG foi aberta pelo reitor prof. Dr. João Carlos Brahm Cousin, na presença do subsecretário de Planejamento e Orçamento do Ministério de Educação Paulo Eduardo Nunes de Moura Rocha, do vice-reitor Prof. Ernesto Luiz Casares Pinto e do professor Jomar Bessouat Laurino, ex-reitor da FURG.

Formado na primeira turma de Engenharia Industrial, o ex-reitor Jomar Bessouat Laurino lembrou o período em que esteve à frente da Universidade, destacando a luta pela liberdade de expressão durante os anos da ditadura militar, consolidada na FURG com a conquista da rádio educativa. Destacou também os trabalhos de pesquisa que abriram o acesso da Universidade à base brasileira na Antártica. Ficou marcado em minha memória ver a Universidade atuando num ambiente tão inóspito, mas tão importante, afirmou.

A solenidade contou com homenagens por Distinção Universitária e por tempo de serviço, apresentação do Coral da FURG, lançamento do vídeo FURG 40 anos e apresentação do vídeo Oceanário Brasil.

Agraciado com a Distinção Universitária, o subsecretário de Planejamento e Orçamento do Ministério de Educação Paulo Eduardo Nunes de Moura Rocha destacou a oportunidade de presenciar tamanho calor humano. Para ele, o crescimento da FURG representa o apoio ao projeto maior do MEC e do atual governo para a educação e o ensino superior do país. Finalizou, dizendo ser testemunha do esforço para a realização do Oceanário e fazendo uma homenagem pessoal ao reitor Cousin por ter construído esse projeto, que orgulha o MEC, o país e o Rio Grande do Sul.

Em seu pronunciamento, o reitor Cousin agradeceu ao convidado do MEC pela grande atuação em benefício da educação brasileira e da FURG, principalmente com o projeto do Oceanário Brasil. Alguém que se sensibilizou e tem ajudado nessa construção e nos possibilitou anunciar para a comunidade o lançamento hoje do edital de licitação para execução do projeto, ressaltou.

O aviso de licitação publicado nesta sexta-feira, 30, prevê a execução de obra de engenharia civil, incluindo projeto executivo, referente à construção do Oceanário, um complexo educacional, científico, tecnológico e de desenvolvimento turístico do país, com uma área superior a 47 mil metros quadrados.

 

Subject: Arquivo