Convênio entre FURG e FAO viabiliza censo da pesca artesanal

FURG assina convênio com a FAO para o desenvolvimento do projeto "Censo da Pesca Artesanal", no estuário da Lagoa dos Patos.

No último dia 9, a FURG assinou um convênio com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) para o desenvolvimento de um estudo técnico-econômico da pesca artesanal do estuário da Lagoa dos Patos, o projeto Censo da Pesca Artesanal, coordenado pelos professores Daniela Kalikoski, do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI) e Marcelo Vasconcellos, do Instituto de Oceanografia (IO).

O projeto fará parte de um estudo global da FAO sobre pesca artesanal em lagunas costeiras, que visa avaliar a situação técnico-econômica dessas pescarias e identificar os tipos de intervenções de gestão necessárias para sustentar os recursos e proteger os meios de subsistência dos pescadores artesanais.

Como em muitos outros locais, a escassez de informações básicas sobre a pesca artesanal na Lagoa dos Patos tem sido um importante impedimento para a gestão e eficácia das políticas públicas para o setor. O projeto Censo da Pesca Artesanal levantará informações sobre uma ampla gama de aspectos, incluindo número de pescadores e embarcações, esforço de pesca, renda, vulnerabilidades, acesso a programas governamentais de benefícios e financiamento e legislação.

O objetivo do projeto é esclarecer a situação da pesca artesanal através de um censo de pescadores artesanais do estuário da Lagoa dos Patos, abrangendo os municípios de Rio Grande, São José do Norte, Pelotas e São Lourenço do Sul.

O lançamento oficial do projeto será no dia 19, às 14h, no Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar-FURG), e contará com a participação de pescadores e representantes das principais instituições envolvidas na pesca da região. O projeto Censo da Pesca Artesanal tem apoio do Ministério da Pesca e Aquicultura, Núcleo de Desenvolvimento Social e Econômico (Nudese - FURG) e Banco do Brasil.

 

Subject: Arquivo