FURG 50 ANOS

Quatro entidades recebem convite para entrega da distinção de Mérito Institucional

Marinha, Fundação Cidade do Rio Grande, Prefeitura e Bibliotheca Rio Grandense serão homenageadas

Com o intuito de ressaltar a importância de instituições que fazem parte da história da FURG e em reconhecimento aos serviços prestados à instituição, a reitora da universidade fez a entrega do convite para quatro entidades que serão homenageadas durante Assembleia Universitária, no dia 20 agosto.

A reitoria da FURG, observando o disposto no Artigo 110 do Regimento Geral e de acordo com a resolução nº 043 de 28 de julho de 2019, do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração, concede a distinção de Mérito Institucional à Bibliotheca Rio-Grandense, à Fundação Cidade do Rio Grande, à Marinha do Brasil e à Prefeitura Municipal.

“Nos 50 anos da universidade realizaremos uma Assembleia Universitária especial na qual estaremos homenageando instituições e pessoas que foram muito importantes para a universidade, não só na época de sua criação, mas que continuam sendo relevantes até hoje”, mencionou a reitora durante as entregas.

Marinha do Brasil

A Marinha do Brasil recebeu o convite para a entrega da distinção através do Almirante de Esquadra Leonardo Puntel Comandante de Operações Navais. Ao entregar o convite a reitora da FURG mencionou que a presente indicação se deu pela estreita parceria que a Marinha do Brasil mantém com a FURG, em razão da própria vocação da universidade voltada para os ecossistemas costeiros e oceânicos.

“Ao longo dos 50 anos ressaltamos a confiança que a Marinha tem depositado na FURG, especialmente no que diz respeito à Estação de Apoio Antártico (Esantar), pela referência concedia à instituição por sua competência e experiência nos estudos na área de Ciências do Mar”, afirmou a reitora Cleuza Dias.

Além disso, foi mencionado o reconhecimento da FURG sobre a importância dos programas e projetos desenvolvidos pela Marinha que apoiam as pesquisas nessa área e que são fundamentais no desenvolvimento das ações especialmente no curso de Oceanologia da FURG.

Fundação Cidade do Rio Grande

Na presença do presidente Henrique José da Fonseca e da presidente da diretoria Elisabeth Tellechea, a Fundação Cidade do Rio Grande recebeu a distinção de Mérito Institucional. Na ocasião a reitora ressaltou que o apoio da Fundação foi fundamental para a existência da universidade e hoje representado pelo auxilio prestado ao Centro de Convívio Meninos do Mar (CCMar).

Os representantes da Fundação ressaltaram que o apoio dado no início da FURG segue até hoje, principalmente no contexto atual, ao que a reitora ressaltou que “o que vocês fazem apoiando o CCMar já é muito importante, pois sozinho ninguém faz nada e a Fundação é muito especial e essencial para este espaço”.

A Fundação Cidade do Rio Grande teve início em 1950 com um grupo de empresários, representando lideranças da cidade do Rio Grande. A ideia era encontrar soluções para o desenvolvimento e capacitação de pessoas a fim de atender a demanda local para recursos humanos necessários ao complexo industrial e comercial da cidade, que ainda não tinha universidade.

Após definir o curso de engenharia como prioritário, o grupo buscou criar uma entidade mantenedora que pudesse angariar fundos em seu nome e ao mesmo tempo estruturar os programas para cursos. Com este propósito nasceu a Fundação.

A ideia inicial e o elevado apoio culminaram com a criação da Universidade Federal do Rio Grande e outras atividades para prover alternativas de desenvolvimento, capacitação de pessoas e a preservação de importantes acervos e história.

Prefeitura Municipal

A reitora da FURG foi recebida pelo prefeito Alexandre Lindenmeyer e pelo vice-prefeito Renato Mattos Gomes. Na ocasião, Cleuza Dias e o chefe do executivo municipal ressaltaram a parceira estabelecida ao longo dos anos entre a prefeitura e a universidade, como na realização de projetos de pesquisa, extensão e cultura, e também no compartilhamento dos saberes técnicos através dos diversos estudos realizados pelos professores da FURG beneficiando diferentes áreas e setores a serviço da comunidade rio-grandina.

Na década de 70, a prefeitura fez a doação de cerca de 200 hectares do terreno em que atualmente se encontra o Campus Carreiros. A prefeitura também foi responsável pela transferência da Faculdade de Ciências Econômicas e Políticas, criada por lei municipal em 1955, cujas atividades iniciaram em 1959, para a FURG, por ocasião de sua criação em 1969.

Bibliotheca Rio-Grandense

Representando a Bibliotheca Rio- Grandense, o presidente da instituição Francisco das Neves Alves recebeu a distinção e o convite para a homenagem durante a Assembleia Universitária. Segundo destacou a reitora Cleuza Dias, a Bibliotheca apoiou a universidade desde seu início, com a cedência de espaço e livros de seu acervo, servindo este suporte para a constituição da universidade no que é hoje.

“A Bibliotheca recebe com muita felicidade esse título de Mérito Institucional da universidade. Nossa instituição ainda passa por dificuldades e recebe ajuda de alguns apoiadores, e um deles é a universidade. Receber esta distinção revela o reconhecimento da FURG para a relevância da Bibliotheca”, afirmou Francisco ao receber o convite.

Quanto ao seu papel histórico na criação da FURG, Neves ressaltou que a união das forças vivas e da comunidade em geral contribuíram para a existência da universidade. E dentre essas forças estava a Bibliotheca, com a disponibilidade de espaço e o oferecimento de seu acervo para dar legitimidade aos seus cursos.

Além disso, Francisco observou que esta homenagem reafirma a característica de uma instituição aberta ao público, pois segundo o presidente, a Bibliotheca com o aporte de seu acervo auxilia na elaboração de teses, dissertações e inúmeros trabalhos de pesquisas em diferentes áreas.

Em tempos atuais a instituição segue contribuindo para o avanço da FURG, pois de acordo com o presidente, alguns cursos de pós-graduação criados recentemente usaram como argumentação o fato de Rio Grande ter uma biblioteca histórica com 173 anos existência e com acervos desde 1846, sendo a Bibliotheca reconhecida como um fator motor para as pesquisas.

Programação

Em comemoração aos 50 anos da FURG, será realizada no dia 20 de agosto a Assembleia Universitária. No evento, serão entregues os títulos de Doutor Honoris Causa ao diretor do Complexo de Museus da universidade e do CCMar, Lauro Barcellos, e também distinção de Mérito Universitário os professores Attila Louzada Júnior (in memoriam), Oswaldo José de Paula Barbosa, Cleuza Ivety Ribes de Almeida, Dulce Helena Porto Meirelles Leite, Marcos Antonio Satte de Amarante e Rosilene Maria Clementin, e os técnicos administrativos em Educação Cleusa Maria Lucas de Oliveira, José Carlos Resmini Figurelli, Vera Regina Oliveira Santos e Jaci Alfredo Carvalho Alves (in memoriam).

A programação completa de aniversário da FURG pode ser acessada pelo endereço.

 

 

 

Gallery

Mérito Institucional

Fernanda Cadaval