SEMEIA

Projeto que pesquisa tartarugas marinhas participou de Roda Conversa na quinta, 6

Oceanólogo ressaltou importância da harmonia ambiental

Photograph: Fernando Halal

Na tarde de ontem, 6, compondo a programação da 1ª Semana do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SeMeiA), aconteceu a Roda de Conversa “As Ações da Ong Caminho Marinho”. O debate foi ministrado pelo oceanólogo e representante da Ong, Gustavo Martinez e contou com a presença do secretário de Gestão Ambiental da FURG, Cleber Palma Silva.

Durante a atividade Gustavo contou a história da Organização, que investiga tartarugas marinhas através de pesquisa, extensão e ensino, os primeiros objetivos e os campos de atuação. “Nossa missão é buscar a convivência harmônica entre o meio ambiente e seres humanos e tartarugas marinhas em um ambiente economicamente viável, ecologicamente sustentável e socialmente justo” ressaltou o oceanólogo. A iniciativa atua no sul de Santa Catarina e no sul de Rio Grande do Sul, oferecendo oportunidades de estágio e voluntariado para estudantes e pesquisadores da área.

Ong Caminho Marinho

O Projeto Caminho Marinho é uma iniciativa que visa à conexão entre Pesquisa, Extensão e Ensino como o caminho à conservação das tartarugas marinhas e o uso sustentável do ambiente marinho sob abordagem ecossistêmica. Com sede na praia de Itapirubá, no município de Imbituba, Santa Catarina, o Projeto Caminho Marinho pretende conhecer o papel das tartarugas marinhas para o ecossistema da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, sob o ponto de vista ecológico, econômico e cultural.