CINQUENTENÁRIO

FURG anuncia homenageados com títulos de Doutor Honoris Causa e Mérito Universitário

Distinções serão entregues durante Assembleia Universitária, em agosto

Photograph: Fernando Halal/Secom

Em comemoração aos 50 anos da FURG, será realizada no dia 20 de agosto a Assembleia Universitária. No evento, serão entregues os títulos de Doutor Honoris Causa ao diretor do Complexo de Museus da universidade, Lauro Barcellos, e também distinções de Méritos Universitário e Institucional, e Professor Emérito. As primeiras indicações oficiais foram feitas pela reitora Cleuza Maria Sobral Dias e o vice-reitor Danilo Giroldo na semana passada, no Gabinete da Reitora.

Ao formalizar os convites, a reitora Cleuza destacou a importância do reconhecimento de servidores que fizeram e continuam fazendo a história da universidade. "Pensamos em nomes que, em momentos diferentes de sua história na universidade e também fora dela, contribuíram e seguem contribuindo de forma significativa para o nosso cinquentenário. Alguns de vocês, mesmo aposentados, continuam trabalhando conosco em várias ações e isso é louvável", apontou a reitora. "(Os homenageados) São referências nossas, na própria constituição da universidade, e que merecem ser lembradas sempre", acrescentou o vice-reitor Danilo Giroldo.

"Sou um pouco de cada um de vocês", disse o museólogo Lauro Barcellos, visivelmente emocionado. "Gosto de juntar as pessoas, sei extrair aquilo que elas têm de bom, para que isso se multiplique. Nunca semeei a discórdia. A razão dos doutores deveria ser essa. E é isso o que vai levar a universidade pelos próximos mil anos", completou o diretor.

Entre os homenageados com a distinção de Mérito Universitário, está o professor Attila Louzada Júnior, falecido recentemente e que foi ovacionado durante a cerimônia. Os demais indicados são os professores Oswaldo José de Paula Barbosa, Cleuza Ivety Ribes de Almeida, Dulce Helena Porto Meirelles Leite, Marcos Antonio Satte de Amarante e Rosilene Maria Clamentin, e os técnicos administrativos em Educação Cleusa Maria Lucas de Oliveira, José Carlos Resmini Figurelli, Vera Regina Oliveira Santos e Jaci Alfredo Carvalho Alves (in memoriam).

"Esse reconhecimento é muito gratificante. Trabalhei com vários de vocês e fico muito feliz em estar entre os homenageados", disse Marcos Amarante, atual pró-reitor de Infraestrutura da FURG.

As indicações apresentadas pela reitora ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e Administração (Coepea) são uma distinção prevista no regimento geral da universidade, em seu artigo 110. O objetivo é dar destaque aos servidores que tenham contribuído com ações ou trabalhos que impulsionaram o crescimento e o desenvolvimento da FURG. Os futuros outorgados com as distinções de Mérito Institucional e Professor Emérito serão divulgados nos próximos dias.

 

 

Gallery

FURG anuncia homenageados com títulos de Doutor Honoris Causa e Mérito Universitário

Fernando Halal/Secom