COMEMORAÇÃO

Cerimônia inter-religiosa celebra os 50 anos de pluralidade da FURG

Evento marca o início da programação de aniversário da universidade

Photograph: Fernando Halal/Secom

A semana de aniversário da FURG começou com uma celebração inter-religiosa na manhã desta segunda, 19, no Espaço Ecumênico da universidade, localizado no Centro de Convivências. Entre a presença da reitora e do vice-reitor, pró-reitores, servidores e estudantes, líderes de diferentes crenças e religiões refletiram e agradeceram os 50 anos da FURG, dividindo conhecimentos, compartilhando histórias e orando pelo sucesso da universidade e de todos que a compõem.

O evento foi uma iniciativa de todas as denominações, crenças e manifestações religiosas que possuem algum tipo de atuação dentro da universidade. “A FURG, como toda instituição pública, é laica por natureza. Mas isso não impede de reconhecer que aqueles que a fazem - estudantes, servidores e comunidade – creem, e que suas crenças manifestam-se nas mais diversas denominações religiosas e filosóficas”, marcou a fala de abertura do evento. Logo depois, representantes da umbanda e religiões de matriz africana, da igreja messiânica, da religião islâmica, da união espírita e da igreja católica fizeram suas intervenções através da fala, canto ou oração.

A reitora Cleuza Dias comentou que o momento é de gratidão pela celebração do aniversário. “Estamos vivendo um momento muito difícil nos últimos tempos, então esse momento tirou do coração aquelas coisas ruins e nos encheu com boas energias. Só tenho que dizer gratidão, por essa oportunidade que tivemos aqui, à equipe que organizou esse momento, a todos vocês que vieram nos ensinar e transmitir um pouco dessas orações de diversas religiões. Muito obrigada a todos vocês, que estejamos sempre juntos na defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade, inclusiva. Para que possamos incluir todas as religiões, culturas, cores, raças, etnias e bençãos”, declarou.

Programação

Ainda hoje, às 18h30, haverá uma sessão solene na Câmara de Vereadores em homenagem ao aniversário da FURG. Amanhã, 20, a Assembleia Universitária comemora o aniversário da instituição. O evento acontece no Cidec-Sul às 14h30. Na quarta-feira, a comunidade é convidada a cantar “Parabéns à FURG” na área acadêmica da Unidade Saúde, às 15h30. O parabéns no campus Carreiros acontece às 9h45 de quinta-feira, 22, no Centro de Convivência.

No encerramento da programação da semana de aniversário, na sexta-feira, 23, durante o dia ocorre o Tour dos Aposentados. O passeio é voltado aos servidores que participaram da história da universidade, e vai do Centro de Convivência Meninos do Mar (CCMar) à Estação Marinha de Aquacultura (EMA), na praia do Cassino, passando pelo campus Carreiros. Na noite de sexta, o espetáculo de dança “Títeres”, do Coletivo Muttare e Cia. Gênesis Dança-Teatro encerra as atividades comemorativas. O evento ocorre às 20h no Cidec-Sul, no campus Carreiros, com entrada gratuita e aberto a toda a comunidade.

Durante o mês de setembro, a programação é voltada aos momentos históricos da FURG, com as reinaugurações do Núcleo de Memória (Nume) da universidade, no Cidec-Sul, e da Galeria dos Reitores, no prédio da Reitoria.

 

 

Gallery

Evento marca o início da programação de aniversário da universidade

Fernando Halal/Secom