50 ANOS

6ª Trilha Multicultural exalta pesquisa, cultura e extensão na universidade

Evento faz parte das comemorações alusivas ao cinquentenário da instituição

Photograph: Fernando Halal/Secom
A imagem mostra duas pessoas, uma tocando violão e a outra uma gaita de oito baixos

Logo após o habitual parabéns, entoado por servidores e estudantes da universidade, a 6ª trilha multicultural reuniu ontem, 22, a comunidade acadêmica na frente do Centro de Convivências, na intenção de promover a divulgação de algumas atividades desenvolvidas pela FURG no âmbito da pesquisa, cultura e extensão. Além disso, o evento também ofereceu um palco livre para manifestações.

A trilha multicultural, que ocorre desde 2013, contou com a venda de produtos orgânicos, exposição sobre violência contra a mulher, banca de livros da Edgraf, estações de apresentações de trabalhos. Na oportunidade, o IMEF esteve presente com sua impressora 3D, uma importante ferramenta de auxílio para diversos estudantes da universidade. “Nós trabalhamos auxiliando deficientes visuais, com moldes voltados para a instrução dos caracteres em braile, por exemplo”, explica e completa a estudante Caroline Bauman. “Já no âmbito mais acadêmico, temos a possibilidade de fazer a impressão de alguns órgãos do corpo humano, como o coração, com o tamanho e texturas aproximadas do real, assim facilitando o aprendizado e a visibilidade que o estudante pode ter”.

No que tange cultura, se fez presente também o projeto Raízes Indígenas, inserido no programa de ações afirmativas da universidade. A iniciativa que visa a permanência das e dos estudantes indígenas, tem como principal objetivo promover a diversidade étnico-racial no âmbito acadêmico, assim, durante o evento realizou uma intervenção com produção de logotipos e estêncil.

Ainda, participou da ação o projeto cultural Danças Populares Brasileiras, que existe desde 2015. “Nós, junto da bolsista, pesquisamos um estado e uma dança tradicional, ensaiamos essa dança e nos apresentamos aonde somos convidadas. Já dançamos maracatu, frevo, xaxado e agora vamos ensaiar a dança tradicional aqui do Rio Grande do Sul” comentou uma das participantes do projeto. Os ensaios são abertos para a comunidade e acontecem duas vezes na semana, no Centro Esportivo.

Parabéns

Nos últimos anos, o evento tornou-se mais institucional, fazendo parte da programação de aniversário da universidade. Nesta edição não foi diferente, a 6º Trilha Multicultural somou-se à programação do cinquentenário da FURG, acontecendo no dia em que o Campus Carreiros entoou parabéns à instituição, distribuiu palha italiana – um tipo de doce - e bótons com a marca dos 50 anos.

 

 

Gallery

Imagem mostra comunidade acadêmica reunida no CC para cantar os parabéns à universidade

Evento faz parte da programação de aniversário da FURG

Foto: Fernando Halal/SECOM