PARCERIAS

Rede de conversação entre escolas e universidade propõe troca de experiências em tempos de Covid-19

Iniciativa integrará professores, gestores e grupos de pesquisa

A Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da FURG realizou, nesta quarta-feira 29, uma webconferência junto com professores da instituição, representantes de grupos de pesquisa e professores da rede básica de ensino, idealizadores da Rede de Conversação Escola-Universidade.

Estiveram presentes na reunião as secretárias da Educação de São José do Norte, Letiele Machado, de Santo Antônio da Patrulha, Dalva Maria de Carli, a representante da Secretaria de Educação de Santa Vitória do Palmar, Cristine Becker, e o secretário da Educação de Rio Grande André Lemes.

O objetivo é constituir uma rede colaborativa de ideais com professores, gestores e grupos de pesquisa, conforme explicou Maria do Carmo Galiazzi, professora da FURG e líder do grupo de pesquisa do Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática (Ceamecim). Segundo o secretário de Educação a Distância da FURG, Valmir Heckler, a intenção do coletivo é trocar experiências exitosas sobre as ações na escola-universidade diante das demandas emergentes da pandemia da Covid-19.

Como ações iniciais a rede envolve: criação de um espaço dialógico de acolhimento e partilha das vivências dos professores, gestores, estudantes e suas famílias; divulgação de atividades e eventos; e trocas de saberes entre os diferentes níveis da educação e modalidades de ensino. Para este fim a equipe da Sead da FURG desenvolveu um blog acessível, que pode ser visualizado neste link.

As secretárias e secretário de Educação dos municípios presentes compartilharam suas experiências desde o início do isolamento. Os desafios são os mesmos em todas as redes, e a primeira estratégia destacada foi o planejamento de ações pedagógicas que pudessem alcançar a todos os estudantes, levando em conta o grande quantitativo de crianças e jovens em zona rural, e principalmente as desigualdades quanto ao acesso de tecnologias remotas.

A professora Dalva compartilhou seu sentimento de que neste momento “acredita no trabalho solidário, e não solitário” fazendo referência às estratégias de seu município para alcançar a todos os estudantes. A secretária de São José do Norte, Letiele, destacou o movimento do grupo de professores no desenvolver ações de aproximação com a comunidade escolar e desse importante espaço de trocas de experiências entre os profissionais da educação de municípios próximos. André Lemes destacou que, além das ações de reaproximação com os estudantes, a secretaria, juntamente com a prefeitura, tem atuado para garantir a chegada de alimentos, máscaras e itens de higiene para muitas famílias carentes de escolares.

Nesta primeira reunião de aproximação com gestores, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Daniel Prado, destacou o papel da universidade como interlocutora entre as redes de ensino e que, neste momento de recolhimento, estreitar relações em rede por meio das tecnologias nos torna mais fortes e facilita o enfrentamento da pandemia.

A rede de conversação escola-universidade, além do blog onde o professor pode se inscrever e acessar diversos conteúdos, apresenta um formulário onde é possível compartilhar experiências, sentimentos e encaminhar demandas emergentes.

O blog contém uma área de apoio emocional, de responsabilidade do Centro de Atendimento Psicológico (CAP) da FURG, voltada para orientações psicológicas durante a pandemia.  Na aba “links” é possível acessar textos de discussões sobre pandemia e educação, divulgações de lives e webinários, dicas e sugestões para educadores e estudantes, plataformas com cursos gratuitos, repositórios e publicações.

A rede realiza encontros públicos semanais toda sexta-feira às 9h no endereço, através deste link. Dúvidas sobre a rede podem ser encaminhadas para o e-mail redeescolauniversidade@gmail.com.