Uma equipe constituída por técnicos em educação, professores e estudantes da graduação e pós-graduação do Campus Santo Antônio da Patrulha articulam diversas ações para contribuir com os esforços da população gaúcha frente à ameaça da Covid, entre elas: produção de álcool glicerinado, doação de equipamentos de proteção individual (EPIs) e campanha entre servidores e comunidade para doação de material higiênico.
Na quarta-feira, 15, a equipe responsável pela elaboração de álcool glicerinado concluiu mais um lote de produção, desta vez num total de 1164 litros do produto, desenvolvido nos laboratórios de Química existentes no complexo de edificações da Unidade Cidade Alta do campus.
Essa produção foi realizada seguindo os protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS) e orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e foi possível graças à doação de insumos (etanol, peróxido de hidrogênio e glicerol, além de embalagens para 5 litros) por duas empresas gaúchas: Da Colônia Alimentos Naturais Ltda, situada em Santo Antônio da Patrulha e Fante Indústrias de Bebida Ltda, localizada em Flores da Cunha, na Serra Gaúcha.
Após a entrega dos produtos para as duas empresas, elas destinaram 500 litros para o hospital de Flores da Cunha e 664 litros para a Vigilância Sanitária de Santo Antônio da Patrulha.
A equipe da FURG já havia produzido, na semana anterior, 137 litros do álcool glicerinado com insumos doados pela Câmara de Vereadores que foram entregues para o Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e Secretaria da Saúde do Município.
Outra iniciativa da FURG, através da Associação dos Professores Aprofurg, foi a doação de EPIs para a Vigilância Sanitária de Santo Antônio da Patrulha. Da mesma forma, uma campanha organizada pelo projeto FURG-Social, Associação Atlética Acadêmica FURG-SAP, alunos de graduação e pós-graduação (PPGQTA) e empresa júnior Engersolution, permitiu a doação de material higiênico para o município distribuir para famílias carentes.
O Campus Santo Antônio da Patrulha completou, em 2019, 10 anos de existência na região metropolitana de Porto Alegre, onde oferece os cursos de graduação em Engenharia Agroindustrial Indústrias Alimentícias, Engenharia Agroindustrial Agroquímica, Engenharia da Produção, Administração e Licenciatura em Ciências Exatas (Matemática, Química ou Física) e os programas de pós-graduação Especialização em Qualidade e Segurança de Alimentos, Especialização em Gestão Agroindustrial e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas.