PARCERIA

Novo site oferece orientações de saúde para Covid-19 e cria alternativas econômicas em Rio Grande

Desenvolvido pela FURG e Prefeitura Municipal, portal foi lançado por vídeo nesta quinta, 16

Em tempos da pandemia do Coronavírus, diversas instituições unem esforços e promovem iniciativas que auxiliem e enfatizem a necessidade de prevenção e distanciamento social.

Pensando nisso, a FURG e a Prefeitura Municipal do Rio Grande lançaram, nesta quinta-feira, 16, um site que agrupa informações sobre o Coronavírus com ações que a população rio-grandina pode fazer para combater a doença.

O portal reúne as principais informações sobre a pandemia em um mesmo local. Nele, quem navega pode ter acesso a número para teletriagem, receber orientações para combater a propagação da Covid-19, acessar os telefones de contato dos órgãos públicos, cadastrar-se para vender produtos online, ou ainda compreender, através de dados, a evolução da doença no município e no estado.

Lançamento
Em live na página da FURG no Facebook na manhã desta quinta-feira, o vice-reitor da FURG, Danilo Giroldo, o secretário municipal Cláudio Dutra, e os professores Silvia Botelho e Alessandro Bicho, do Centro de Ciências Computacionais (C3) da FURG, anunciaram o lançamento do portal.

Segundo Giroldo, o site tem a característica de ser informativo e formativo, considerando as ferramentas presentes, que auxiliam a população com um conjunto de serviços ofertados. “A partir de uma frente do Oceantec – Parque Tecnológico da FURG, o iTecCorona, que tem identidade com ciência de dados, computação, robótica, automação industrial, é que foram estruturadas ferramentas dessas características e que aparecem agora nesse portal. Nossa preocupação é de informar e trazer serviços para nossa população”, ressaltou. O vice-reitor da FURG também pontuou as ações da universidade associadas ao contexto do enfrentamento da pandemia do Coronavírus.

Cláudio Dutra, secretário municipal de Desenvolvimento, Inovação e Turismo destacou que a parceria do município com a universidade ao longo dos anos possibilitou, em um momento como o atual, reunir esforços para concentrar serviços e ações para a comunidade. “O portal começa a se construir com o uso das pessoas. O importante nesse momento é congregar conhecimento”, enfatizou o secretário.

A diretora do C3 da FURG, Silvia Botelho, pontuou que o portal é a agregação de várias ações que estão sendo realizadas na universidade. Considerando o caráter tecnológico da unidade acadêmica da FURG, como destaca Silvia, docentes do C3 se mobilizaram para auxiliar o município no combate à pandemia, assim gerando a frente tecnológica iTecCorona. “O portal congrega informações com esse conjunto de serviços já disponibilizados, além dos que estão por vir”, disse.

Além de explicar as funcionalidades do site, o docente Alessandro Bicho reforçou que as ferramentas disponibilizadas foram resultado da frente tecnológica iTecCorona. O professor explicou que o objetivo do portal foi associar as atividades da universidade com as ações que a Prefeitura Municipal já estava realizando para minimizar os impactos da pandemia. “Nossa intenção é ter um espaço público, referendado pela prefeitura, de informações verdadeiras, além de um espaço em que a população pudesse rapidamente encontrar os serviços disponibilizados”, afirmou o docente.

Com diversas funcionalidades para a comunidade, o portal apresenta uma área em que são disponibilizados serviços à população rio-grandina.

Disque Acolher
Voltado para esclarecer dúvidas da comunidade sobre acesso às políticas públicas de assistência, o “Disque Acolher” é o primeiro ícone de serviços do portal. A área também reúne informações sobre o programa Rede Acolher, da prefeitura municipal.

Doações
Neste serviço estão agrupadas as campanhas destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade do município, bem como métodos de doação e prestação de contas.

Saúde e Cras
Na área “Unidades de Saúde” é possível consultar todas as unidades de saúde do município, catalogadas por tipo de atendimento: saúde mental, Unidades Básicas de Saúde (UBS), UBS 24h, e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF).

São disponibilizados também os endereços dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), no ícone “Endereços dos Cras”.

e-commerce
Destinado a empreendedores formais, como os microempreendedores individuais, e aos não formais, o portal abrigará uma área de vendas e compras online. Todo o ambiente de vendas é disponibilizado gratuitamente durante o período de distanciamento social. “Queremos atender os pequenos comerciantes de Rio Grande que não conhecem as oportunidades online”, ressalta Jovania Dias, docente do C3.

Os interessados em vender seus produtos online deverão realizar um cadastro, no qual é necessário informar os dados do estabelecimento e de contato, o tipo de negócio etc. O ambiente trabalha com duas soluções digitais que criam um catálogo online da loja a partir das informações fornecidas pelo estabelecimento. Conforme explica Jovania, muitos dos sistemas que promovem venda online redirecionam ao WhatsApp, um aplicativo de fácil uso, que possibilita a interação direta com o estabelecimento.

“Se o empreendedor tem um produto ou um serviço de que dependia para viver e hoje não tem mais o ambiente presencial para fazer sua venda, nós oferecemos um ambiente virtual, de fácil utilização, para que ele possa se comunicar”, reforça a docente.

Além dessa iniciativa, o portal também abriga o ícone “Quero comprar online”, destinado aos empreendedores que já têm uma forma de venda digital e que queiram realizar um cadastro para fornecer dados para produção de um catálogo de vendas.

A área “Assistência ao Empreendedor” oferece apoio virtual e gratuito para empreendedores. Reunindo especialistas da FURG e de diferentes setores empresariais regionais, empreendedores podem receber auxílios para lidar o cenário atual.

Equipamentos de proteção e combate
As diferentes frentes de atuação na produção de equipamentos de produção individual (EPIs) e de combate ao Coronavírus foram agrupadas nesta área. A FURG, em parceria com a comunidade, vem produzindo os equipamentos para auxiliar hospitais e profissionais da saúde.

Entre os equipamentos já produzidos pelas equipes estão as máscaras face shield, as pias portáteis, caixas de proteção para intubação e a automatização dos respiradores manuais, além do álcool gel produzido pela Escola de Química e Alimentos (EQA).

Análise de dados
Por meio de uma ferramenta capaz de organizar e compilar dados sobre a Covid-19 no Rio Grande do Sul, o dashboard consiste no mapeamento regional de zonas críticas de presença do Coronavírus.

Através da coleta de dados, o sistema é responsável por catalogar, minerar e ilustrar os dados associados à pandemia, possibilitando o conhecimento público e servindo como auxílio para a tomada de decisões por parte da gestão pública.

TeleTriagem
Na próxima semana, será inaugurada a TeleTriagem. Através de uma parceria da FURG com a Prefeitura Municipal, o serviço terá como objetivo prover um sistema de triagem a distância para evitar o deslocamento de pacientes às unidades de saúde.

A central prestará tanto o serviço de informação sobre a Covid-19 como também uma triagem por telefone e teleorientação por vídeo, quando necessário, feito por uma equipe voluntária formada por médicos, enfermeiros, técnicos, agentes comunitários e psicólogos. Ao total, mais de 70 profissionais atuarão de forma voluntária para ajudar a central de atendimento. 

 

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Live de lançamento do novo portal aconteceu nesta quinta-feira, 16