Neste dia 12 de maio é comemorado, mundialmente, o Dia do Enfermeiro. A data foi escolhida em homenagem à britânica Florence Nightingale (1820-1910), considerada a “mãe” da enfermagem moderna. A Organização Mundial da Saúde (OMS) também declarou 2020 como o ano internacional dos enfermeiros.
Neste período crítico de pandemia, os profissionais finalmente parecem ter sua importância reconhecida. São eles, afinal, que se arriscam diariamente à contaminação por uma doença ainda sem vacina ou cura, para salvar o próximo. A Escola de Enfermagem (EENf) da FURG produziu um vídeo para celebrar a data e, assim, valorizar e motivar o trabalho desses profissionais.
"A Escola de Enfermagem da FURG tem contribuído de forma significativa com a população rio-grandina ao longo de sua existência, quer seja promovendo educação em saúde e ações de extensão voltadas para a comunidade, ou mesmo formando profissionais de alta qualidade, aptos a atuar de forma competente em nosso cenário de saúde local, regional, nacional e internacional", afirma o diretor Edison Barlem. "Com seus cursos de pós-graduação, através do Programa de Pós-graduação em Enfermagem, a unidade acadêmica tem produzido ciência de alto impacto, gerando produtos, ações e conhecimentos capazes de melhorar a qualidade de vida da população e os serviços de saúde", completa o professor Barlem.
Alguns desses produtos e ações ganham dimensão ainda maior durante a pandemia do Covid-19. A EEnf estabeleceu um plano operacional com dez ações permanentes nesse período. São elas: manutenção das atividades essenciais da Unidade Acadêmica; assessoria no planejamento e execução de ações de gestão voltadas aos serviços de saúde do Município; produzir e sintetizar informações científicas sobre o Covid-19; divulgar informações produzidas pela EENF nas mídias sociais da Escola de Enfermagem; produzir informações e divulgar nos canais da EEnf sobre populações específicas; captar recursos (EPI) para o Hospital Universitário, Associação de Caridade Santa Casa do Rio Grande e Rede de Atenção Básica a saúde do município; fomentar ações e assessorar as comissões de organização da instituição; implementar e manter o funcionamento pleno do TeleCovid como ferramenta de triagem de casos no município; prestar consultoria e apoio técnico a Instituições de Longa Permanência para idosos; e desenvolver ações remotas de Práticas Integrativas e Complementares em saúde (PICS) e saberes tradicionais.
Além de seguir com a participação e gestão na triagem do TeleCovid junto ao corpo docente da Faculdade de Medicina (Famed), a EEnf mantém um canal para atendimento à saúde mental no Facebook (coM vidA) e um canal específico sobre práticas integrativas e complementares no Instagram.
A Escola de Enfermagem da FURG, que completará 45 anos em agosto, tem seu corpo docente composto por 31 docentes, todos enfermeiros. A unidade conta hoje com um curso de graduação em Enfermagem (com 288 alunos), um curso de mestrado (53 alunos), um curso de doutorado (72 alunos) e duas residências (20 estudantes).