SAÚDE PÚBLICA

HU-FURG/Ebserh faz adequação para atendimento da Covid-19

Hospital destina 47 leitos para atendimento exclusivo de pacientes com coronavírus

Photograph: Divulgação

Desde os primeiros anúncios sobre a Covid-19, o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), tem trabalhado em parceria direta com os poderes públicos do município e Estado, tendo como diretrizes monitorar a situação da cidade e definir fluxos de atendimento. Em sua própria estrutura, o HU-FURG vem implementando medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, por meio do seu Centro de Operações de Emergência (COE), com a adoção das medidas: suspensão temporária das visitas, bem como dos serviços eletivos de atendimento ambulatorial e cirúrgico, exames laboratoriais e de imagem. O Hospital permanece com o atendimento de suporte ambulatorial nos serviços referenciados de Alta Complexidade em gestação de alto risco, HIV/Aids e traumatologia.

Nesse cenário, o HU-FURG está reorganizando sua infraestrutura para internar ou dar atendimento aos pacientes encaminhados em estado grave ou que necessitem de cuidados intensivos. O Serviço de Pronto Atendimento (SPA) foi dividido em duas áreas, a Área Covid-19, com entrada pelo Acesso 2 (rua Visconde de Paranaguá esquina Comendador Vasco Vieira da Fonseca), exclusiva para pacientes com sintomas respiratórios; e a área para os atendimentos de urgência – Traumatologia, Pediatria, Obstetrícia e Avaliações Cirúrgicas, com entrada pelo Acesso 1 (rua Visconde de Paranaguá).

A Área Covid-19 conta com seis leitos de enfermaria, dois leitos de isolamento com suporte intensivo e um leito da UTI Geral, totalizando nove leitos com capacidade de operar ventiladores mecânicos. A área passou por reformas para a instalação de lavatórios, exaustores de ar nos leitos de isolamentos e rede de gases. Também foi realizada a ampliação da rede elétrica, bem como pintura, pequenos reparos e a instalação de nova sinalização (placas de identificação das salas e demarcação do piso). Além disso, foi instalada uma barreira física, isolando as áreas Covid-19 e de atendimentos de urgência. A nova área de urgência passa a ter 10 leitos de enfermaria e um leito de isolamento.

Além do SPA, outras unidades assistenciais do HU-FURG foram preparadas para o atendimento exclusivo de pacientes acometidos pelo coronavírus, sendo a Clínica Cirúrgica, com 30 leitos de enfermaria, com capacidade de operar ventiladores mecânicos. Já a Pediatria conta com seis leitos de enfermaria, um leito de isolamento e um leito da UTI Pediátrica, totalizando oito leitos com capacidade de operar ventiladores mecânicos. Cabe destacar que o HU-Furg possui 33 ventiladores pulmonares, todos já em uso no SPA e nas UTIs Adulto, Neonatal e Pediátrica. Assim, o Hospital aguarda o envio de equipamentos pelo Ministério da Saúde para equipar os 47 leitos de atendimento exclusivo da Covid-19.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O HU-FURG faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

 

 

Gallery

Hospital destina 47 leitos para atendimento exclusivo de pacientes com coronavírus

Divulgação