COVID-19

FURG participa da Marcha Virtual pela Ciência

O papel da pesquisa em tempos de pandemia estará em debate nas redes sociais da SBPC

Nesta quinta-feira, 07, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza a Marcha Virtual pela Ciência. A atividade tem como objetivos debater com cientistas, médicos e especialistas a situação do Coronavírus no país, refletir como a ciência pode contribuir para a solução da grave crise sanitária que vivenciamos e reforçar a necessidade de todos lutarem pela ciência, pela educação e pela saúde no país, de acordo com o presidente da SBPC, Ildeu Moreira.

Com o distanciamento social, a marcha é digital. Além da transmissão de debates e atividades nos canais da entidade no Facebook, Youtube, Instagram e Twitter, a SBPC adaptou o aplicativo francês Manif.app para que os participantes possam marcar sua presença em uma manifestação digital que acontece em Brasília com avatares. É possível até escrever cartazes personalizados para a manifestação. Para participar, é necessário acessar o site manif.app, clicar na opção “manifeste-se” e deslocar o avatar até Brasília, no mapa.

A FURG participa da Marcha Virtual através da divulgação de uma série de vídeos-depoimentos de professores e pesquisadores, que abordarão a importância da ciência no enfrentamento à Covid-19 e de como a pesquisa se mostra como alternativa eficiente para manter a sociedade segura. Os vídeos estão disponíveis nos canais da FURG no Youtube e no Twitter.

Programação

A Marcha Virtual pela Ciência reunirá depoimentos de professores e pesquisadores de todo o país e contará também com duas lives nacionais. A primeira, às 10h30, terá como tema “O enfrentamento da pandemia de Covid-19 no Brasil”. Já às 15h, a discussão é “CT&I no Brasil: sucessos e desafios”. Dois tuitaços estão programados para reforçar as pautas da Marcha Virtual, umdas 12h às 12h30 e outro das 18h às 18h30. “Todos estão convocados para abrirem seus perfis no Twitter, postar as hashtags: #paCTopelavidae #MarchaVirtualpelaCiênciae levar as reivindicações dessa manifestação aos trendingtopics da rede social”, explicam os organizadores.

A programação da Marcha Virtual está disponível no portal da SBPC.