CORONAVÍRUS

FURG lança questionário online para avaliar impacto da pandemia entre estudantes

Mapeamento de informações servirá para planejar ações e estratégias para retomada das atividades acadêmicas durante o período emergencial

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e a Comissão Acadêmica, composta pelas Coordenações de Curso, lançam nesta quarta-feira, 3, um questionário endereçado à comunidade acadêmica da FURG. O objetivo é contribuir com o planejamento de ações e estratégias para a eventual retomada das atividades de ensino, ainda sem previsão. O formulário estará disponível no Sistema de Consultas até o dia 13 de junho, e pode ser acessado aqui.


Conforme explica o pró-reitor Renato Dias, o levantamento servirá para "mapear a situação socioeconômica e de saúde de cada aluno, buscando reunir informações como seus vínculos com a universidade, o campus onde estuda, o curso e o semestre/ano que está vinculado”. Assim, a ficha também aborda aspectos mais pessoais dos acadêmicos, como renda, laços familiares, residência, transporte e inclusão digital. A maioria das perguntas são objetivas, mas há questões em que os/as estudantes poderão expressar sobre o período de isolamento.

O diagnóstico das condições dos estudantes servirá para traçar um panorama de tudo o que deve ser levado em consideração para o planejamento das atividades acadêmicas neste período emergencial, atividades remotas e na retomada dos projetos de pesquisa, evitando a propagação do coronavírus (Sars-CoV-2) no ambiente educacional. As respostas ao questionário vão influenciar diretamente nas tomadas de decisão da Prograd, através da Comissão Acadêmica - grupo formado por coordenadores e coordenadoras de cursos de todas as unidades acadêmicas da FURG. "A escuta atenta das coordenações de curso é fundamental para que possamos compreender as múltiplas especificidades das áreas do conhecimento, disciplinas, formas de aprendizagem e estruturas curriculares", reforça o professor Dias.

A partir das contribuições da comunidade universitária, a Comissão irá redigir um conjunto de diretrizes acadêmicas gerais para as atividades educacionais emergenciais. A previsão é que até o final de junho o plano seja encaminhado para aprovação pelos Conselhos Superiores da universidade.

Paralelamente, “a Comissão Acadêmica está preparando um conjunto de capacitações aos docentes da universidade. Serão cursos, oficinas, palestras e workshops, possibilitando dar formação , especialmente em metodologias ativas e uso das tecnologias de informação e comunicação” conforme explica Dias.

Ações de infraestrutura da universidade já estão sendo planejadas, como a disponibilização de mais laboratórios de informática e a possibilidade de dar acessibilidade remota aos estudantes.

Conforme o plano de contingência, as aulas presenciais ainda estão suspensas, mas em conjunto com este planejamento está em estudo a retomada por meio remoto para aquelas atividades compatíveis, de acordo com as características de cada área, considerando as condições de alunos e professores.

"As novas atividades terão de ser inclusivas, isto é prioridade. Temos alunos, docentes e técnicos que são do grupo de risco, e a segurança da saúde vem em primeiro lugar", acrescenta o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Eduardo Secchi.