A FURG segue no esforço de auxiliar o sistema público de saúde com sua capacidade instalada de profissionais e voluntários. Na tarde desta quarta-feira, 1º, foram entregues mais 150 máscaras face shield. A Associação de Caridade Santa Casa do Rio Grande recebeu 100 unidades e a secretaria municipal de saúde de São José do Norte recebeu 50.
Máscaras face shield
O trabalho é feito por um grupo de professores, estudantes, técnicos, voluntários e egressos da universidade, os quais compõe o ITecCorona, um comitê voltado para pensar soluções em tecnologia e automação para o enfrentamento da atual crise.
O produto final do projeto, baseado na impressão 3D, visa trazer proteção total à face do usuário, ajudando assim a não propagar o contágio de doenças transmissíveis pela saliva e fluidos nasais ao mesmo tempo que permite a comunicação clara e sem ruídos de obstrução. Composta por um filamento plástico, um elástico e acetato (uma folha resistente transparente), a produção das máscaras é uma iniciativa de diversos grupos de pesquisa e laboratórios do Centro de Ciências Computacionais (C3), da Escola de Engenharia (EE), do Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef), do Parque Científico e Tecnológico (Oceantec), da Incubadora Tecnológica Inovattio e da comunidade local.