A FURG conferiu grau a 47 formandos da Faculdade de Medicina na manhã desta quinta-feira, 16, em cerimônia virtual transmitida no canal da Secretaria de Comunicação (Secom) no YouTube. A primeira colação de grau online da história da universidade cumpre orientação da Portaria MEC nº 383/2020, que dispõe sobre a antecipação da colação de grau dos médicos como ação de combate à pandemia do novo coronavírus.
Com tradução simultânea em Libras, a transmissão ocorreu de forma remota, por meio de uma plataforma de videochamada. O rito foi adequado, mas buscou seguir as formalidades previstas na outorga de grau. Cada um dos formandos participou de suas casas, assim como os gestores da FURG e convidados. O sentimento de missão cumprida, agradecimentos e novo ciclo dominou a cerimônia, tão carregada de emoção quanto as colações de grau presenciais.
Para o reitor em exercício, Danilo Giroldo, além de representar um momento histórico, a solenidade faz parte de um plano de contingência traçado pela FURG nos últimos meses. "Essa colação antecipada é muito simbólica. A opinião e o comportamento de um profissional da saúde são sempre fundamentais, mas neste contexto de pandemia, tornam-se ainda mais fortes. Todos queremos ouvir suas palavras de conforto. Nunca foi tão importante ouvir vocês", disse. "As atitudes de vocês irão trazer essa referência que a população tanto busca nos profissionais da saúde. É preciso fazer a defesa incondicional da vida, e orientar políticas públicas de modo que elas protejam a vida", completou.
Em seu discurso, o professor Giroldo aproveitou para defender o avanço das políticas de inclusão na universidade. "Me alegra muito ver uma turma tão diversa na Medicina, porque nem sempre foi assim. Isso também é histórico", ressaltou.
Família, amigos, professores e técnicos assistiram à formatura e parabenizaram os novos profissionais no chat da plataforma de vídeo. Ao final da solenidade, o reitor em exercício quebrou o protocolo pedindo aos formandos que abrissem o microfone para saudar com aplausos a equipe responsável pela realização da cerimônia.
Confira abaixo, na íntegra, a cerimônia de formatura da Medicina.
Integração entre equipes
A cerimônia online de graduação da Medicina foi uma ação integrada com as participações da Secom, Pró-reitorias de Assuntos Estudantis (Prae), Infraestrutura (Proinfra) e Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progep), Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) e o Gabinete da Reitoria. A Proinfra ficou responsável pela higienização das estações de trabalho da Secom no prédio do Cidec-Sul, e a Progep providenciou equipamentos de proteção individual.
Calendário de formaturas
A colação de grau do curso de Enfermagem também deve ocorrer de forma online no mês de agosto, seguindo o calendário de eventos da universidade. As demais colações de grau, que ocorrem no verão, estão em análise e vão depender de como estará a situação da pandemia.