TURISMO

Turismo é pauta do Café da Manhã da ACISAP realizado no Campus da FURG em Santo Antônio da Patrulha

Lançamento da logomarca da Rota da Rapadura e apresentação do site turístico do município fizeram parte do avento

 

O Campus da FURG em Santo Antônio da Patrulha, recebeu na manhã desta quarta-feira, 29 de junho, a edição mensal do Café da Manhã da Associação Comercial Industrial e de Serviços de SAP (ACISAP). Neste mês, o evento foi sediado na sala 02 do prédio administrativo da Unidade Bom Princípio, com o objetivo de expor atualizações sobre o Plano Turístico do Município, lançar a logomarca da Rota da Rapadura, bem como apresentar os novos espaços físicos do Campus da FURG.

O presidente da entidade, Paulo José de Moraes Barros, deu as boas-vindas aos convidados e, em seguida, passou a palavra ao prefeito Rodrigo Massulo para fazer a abertura oficial do evento, introduzindo os presentes ao tema proposto. “As medidas previstas no Plano de Turismo estão sendo postas em prática e, com elas, vamos tornar Santo Antônio da Patrulha um polo turístico na região do Litoral Norte. Já entregamos uma cópia deste planejamento para o Secretário Estadual de Turismo, Raphael Ayub, e pedimos o apoio dele para que possamos finalizar a pavimentação da Rota da Rapadura”, enfatizou Massulo.

Em seguida, o Secretário de Cultura, Turismo e Esportes do município, Sério Airoldi, explanou as ideias e projetos que já estão em execução para melhorar e estimular ainda mais este segmento na cidade.

Após as falas iniciais o Diretor do Campus da FURG SAP, professor Antônio Valente, iniciou os trabalhos de apresentação dos dados sobre o Plano Turístico de Santo Antônio da Patrulha, mostrando as metas, etapas e fases já vencidas e as que ainda devem ser finalizadas, salientando que muitas delas estão com prazos adiantados dentro calendário de planejamento.

Valente destacou com maior detalhamento, os seguintes itens: conclusão da revitalização dos atrativos turísticos da cidade, roteiro turístico centro histórico, roteiro turístico cidade baixa, logradouros do município com importância turística, participação da IGR –ATL Litoral Norte Gaúcho, site do turismo de SAP, desenvolvimento do guia turístico do município, regionalização do Caminho Gaúcho de Santiago e a conclusão do projeto Rota da Rapadura, entre outros.

Também foram sugeridas melhorias de pontos focais no município, para que o visitante fique algumas horas a mais na cidade, fotografando “marcos turísticos” espalhados em praças e pontos específicos, com projetos a baixo custo que também já foram apresentados pelo diretor.

O ponto mais esperado do evento foi o lançamento da logomarca da Rota da Rapadura, e a apresentação da versão inicial do site do turismo do município, trazendo opções de gastronomia, hotelaria, lazer e um menu diverso e completo para que o visitante encontre tudo o que procura ao visitar a cidade.

Finalizando sua apresentação, Valente apresentou propostas arquitetônicas para a construção de futuras edificações no Campus, especialmente na Unidade Bom Princípio, desenvolvidas pela direção do Campus e pela Pró-reitoria de Infraestrutura da FURG, entre eles o Parque Tecnológico (Oceantec), um restaurante universitário agregado ao centro de convívio dos estudantes, um Centro de Tecnologia Metal Mecânico e pavilhão 02 de salas de aulas/laboratórios, que dependerão de editais do Ministério da Educação para execução futura.

Presentes no evento estavam também a vice diretora do Campus, Darlene Webler, o vice-prefeito Marcelo Gaúcho, o presidente da Câmara de Vereadores André Selistre, os vereadores Gabriel Diedrich, Ezequiel Peixoto, João Eliseu Meregalli, o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Cássius Peixoto, a diretora da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, Carmen Monteiro, o diretor de Inovação e de Planejamento, Kassiano Fraga, além de inúmeros empresários associados do segmento da alimentação, serviços e indústria.

 

Fuente: ASCOM PMSAP