TURISMO

Responsáveis pelo Plano Turístico de SAP reúnem-se com artesãs patrulhenses

Objetivo do encontro foi discutir aspectos relacionados à qualificação do artesanato

 

Na tarde desta quinta-feira, 21, aconteceu mais uma reunião do Plano Turístico “SAP, Capital da Cachaça, do Sonho e da Rapadura do RS” na Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, com a presença de um grande grupo de artesãs da cidade para discutir o papel delas no turismo patrulhense.

Presentes na reunião estavam o diretor do campus FURG SAP, professor Antônio Valente, a Secretária Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social, Gerusa Silveira, a diretora de Cultura do município, Carmen Monteiro, representando o Instituto Histórico e Geográfico de SAP, Tilton Martins dos Santos e dezenas de artesãs que representam os grupos Casa do Artesão, Arte na Fonte além de trabalhadoras autônomas.

O objetivo deste encontro foi reunir as artesãs para discutir aspectos relacionados à qualificação do artesanato e consequentemente a geração de renda para o setor, além de ser mais um atrativo de turismo para a cidade no Plano Turístico que está sendo desenvolvida por meio de convênio entre Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha, Universidade Federal do Rio Grande e Fundação de Apoio à Universidade do Rio Grande (Faurg).

Para o desenvolvedor do plano, professor Valente, o artesanato tem extrema importância dentro do aspecto turístico de um município. “Quando um turista visita uma cidade ele quer levar uma lembrança dela consigo e esses souvenires geralmente são produzidos pelas artesãs daquele lugar“, salienta.

Para tanto, foi acertado que cada artesã ficará encarregada de produzir uma peça com a temática de algum ponto turístico da cidade, dentro das suas habilidades artísticas para apresentar na 1ª Mostra de Artesanato Temático Característico de Santo Antônio, que irá ocorrer no dia 18 de setembro durante o evento Baú da Borges, na Avenida Borges de Medeiros.

Outras reuniões para tratar sobre o mesmo tema já aconteceram também no mês de julho, com agências de turismo, guias de turismo, meios de hospedagem e opções de gastronomia, visando a qualificação dos diferentes setores da cadeia produtiva do turismo para preparar a cidade para ser o novo destino turístico do Estado.

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.

Fuente: Claudia Laguna